Seleção de bovinos para reprodução

A seleção de bovinos para reprodução é determinada pelo pecuarista, que seleciona vacas e touros com os melhores atributos reprodutivos, para um maior número de progênies com boa carga genética, a fim de alcançar sucesso na pecuária de corte e de leite”, explica Carlos Henrique Cavallari Machado, especialista em produção de ruminantes e professor do Curso CPT a Distância e Online Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção.

Seleção das vacas reprodutoras


Vaca com balanço hormonal normal apresenta peito pequeno, contornado pela barbela, com ampla capacidade ruminal e pelagem macia. Seu perfil corporal apresenta forma de cunha, com região dos membros anteriores descarnada, além de vulva com aproximadamente 6 cm (da comissura superior à comissura inferior) e úbere perfeitamente desenvolvido, com tetos brilhantes, lisos e pequenos.

Normalmente, as novilhas com alta fertilidade são femininas, com todas as características de uma boa fêmea reprodutora. Vacas que mantêm partos regulares, sem ocorrências de abortos nem má formação das crias, apresentam chifres mais acinzentados, sem manchas. Além disso, sua cabeça e seu pescoço são descarnados. Quanto à barbela, ela é bem definida sobre o peito e a cauda, perpendicular ao corpo.

Seleção dos touros reprodutores


O touro reprodutor apresenta grande musculosidade (baixo teor de gordura), com pelos grossos e escuros na cabeça e no pescoço. O mesmo vale para o pelo abaixo das costelas e dos membros posteriores, em especial nos bovinos com pelagem vermelha. Quanto às demais regiões do corpo, elas apresentam pelo macio e fino. Normalmente, touros com alta libido detêm todos esses atributos.

A bolsa escrotal do touro reprodutor apresenta boa pigmentação e se localiza perto do abdômen. Além disso, ela não apresenta acúmulo de gordura, para o bom funcionamento do mecanismo termorregulador (manter a temperatura na região baixa). Já os testículos de touros jovens (com 2 anos de idade) devem apresentar tamanho em torno de 40 cm, bem posicionados na bolsa escrotal.

Touros com alta fertilidade apresentam pelos curtos na bolsa escrotal e longos no prepúcio. A bainha prepucial é formada por sobras de pele, para aumentar a superfície total, o que favorece a termorregulação. Vale lembrar que a hereditariedade pode determinar anomalias e distúrbios nos órgãos reprodutores. Sendo assim, o selecionador de bovinos deve ser experiente, com expertise no assunto.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Gado de Corte.

Leia o artigo "Melhoramento genético do gado de corte e eficiência alimentar".

Fonte: qualitas.agr.br

Por Andréa Oliveira.

Mais Artigos Relacionados

Acabamento da carcaça em bovinos

Na pecuária de corte, durante o abate, avalia-se a gordura distribuída na carcaça do bovino para proceder à sua tipificação. O objetivo principal é alcançar maior aproveitamento, padronização e uniformidade das carcaças do lote. Quando a musculatura dos bovinos é bem desenvolvida e com bom acabamento de gordura, significa que eles produzirão carne de qualidade.

Gado de corte: tipos de confinamento e cerca ideal

No confinamento de gado de corte, os bovinos são separados em lotes e distribuídos em piquetes ou currais de terminação. Geralmente, essa prática pecuária é adotada no período de estiagem, momento em que o pasto perde a qualidade nutricional. Os sistemas mais comuns são o confinamento em galpão fechado, o confinamento a céu aberto e o confinamento parcialmente coberto.

Ganho de peso de bovinos de corte em confinamento

Os bovinos de corte em confinamento devem ser sadios, com bom desenvolvimento corporal e elevado potencial de ganho de peso. O ganho de peso dos bovinos de corte apresenta particularidades conforme a raça. Enquanto algumas raças apresentam mais massa muscular; outras apresentam maior volume de gordura.