Melhoramento genético do gado de corte e eficiência alimentar

A pecuária de corte brasileira tem investido em tecnologia para aumentar o desempenho produtivo do rebanho de corte. O melhoramento genético é um desses grandes avanços do setor, o que posiciona nossos pecuaristas na categoria dos produtores dos países mais desenvolvidos. Mesmo porque os touros melhorados apresentam maior eficiência alimentar e ganho de peso, o que melhora a qualidade da carcaça e sua precificação no mercado.

Quando nos referimos à eficiência alimentar, falamos na capacidade que o bovino tem de converter o alimento ingerido em peso e carcaça. Quando o bovino consome pouco alimento, mas continua produtivo, ele é um bovino eficiente. Já aquele que ingere muito e produz pouco é um bovídeo ineficiente. Nesse último caso, os custos de produção e a lucratividade são seriamente comprometidos.

Calcular quanto o bovino consome de alimento é tarefa complexa e onerosa independentemente de os bovinos serem criados em confinamento ou a pasto. No confinamento, os cochos eletrônicos facilitam os cálculos do consumo diário embora possam surgir falhas no processo. No rebanho a pasto, o cálculo normalmente é realizado por especialistas, mas requer do produtor altos investimentos.

Além disso, inúmeros fatores podem impactar no cálculo do consumo alimentar dos bovinos. Exemplificando, bois que queimam energia por serem agitados, assim o fazem tanto em confinamento como a pasto. O excesso de gordura na carcaça dos bovinos também pode acontecer nos mais variados sistemas de criação. Nos dois casos, pode ocorrer menor eficiência seja qual for o regime alimentar.

Atualmente, “os avanços no melhoramento genético para ganho de peso permitem a maximização da eficiência produtiva do gado de corte”, afirmam Carlos Henrique Cavallari Machado e Luiz Antônio Josahkian, professores do Curso CPT a Distância e Online Melhoramento Genético de Gado de Corte. Entretanto, calcular o consumo alimentar dos animais requer o uso de estratégias de seleção criteriosas para redução dos custos de produção e aumento da rentabilidade na pecuária.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Gado de Corte.

Leia o artigo "Melhoramento genético em Bovinos de Corte".

Fonte: iepec.com

Por Andréa Oliveira.

Mais Artigos Relacionados

Tem ordenhadeiras mecânicas? Então cuide bem dos equipamentos

"Os equipamentos de ordenha desempenham funções importantes na produção leiteira, e é fundamental compreender seus principais objetivos e finalidades", explica o professor Juliano Resende, do curso CPT Ordenha Mecânica. E quais são esses objetivos e finalidades?

Cogumelo Champignon: muita demanda e alto retorno financeiro

É possível obter bons lucros financeiros com a produção de cogumelos champignon, você sabia? Devido ao seu alto teor proteico, o cultivo de cogumelos tem sido considerado uma alternativa promissora para aumentar a oferta de proteína em países em desenvolvimento e com altos índices de desnutrição.

Por que o choco é ruim para os avicultores? Entenda!

O choco, comportamento natural de galinhas após posturas, pode ser prejudicial para os avicultores que se dedicam à produção de ovos. Isso acontece porque, durante esse período que dura cerca de 21 dias, as galinhas reduzem ou param de botar ovos e adotam comportamentos agressivos, como bicar e tentar intimidar quem se aproxima dos ninhos.