Artigos

Saiba mais sobre a raça bovina Angus

A raça bovina Angus é escocesa e vem do cruzamento entre as fêmeas e os machos da linhagem Aberdeen Angus. O registro oficial da raça remonta a 1860, sendo, portanto, um dos bovídeos mais antigos dentre tantos outros. No Brasil, mais especificamente em Bagé (Rio Grande do Sul), o Angus foi introduzido na pecuária de corte em 1906.

Dicas de plantio de cana para alimentar o gado de leite

A performance produtiva do rebanho leiteiro depende do manejo alimentar. Quando realizado com eficiência, os resultados são excelentes, com aumento da produção de leite de qualidade. Um dos alimentos fornecidos ao gado é a cana-de açúcar, principalmente quando enriquecida com ureia. Entretanto, o produtor deve seguir alguns cuidados no plantio.

Quais as melhores raças de bovinos de corte?

Quem pretende investir na pecuária de corte deve conhecer as raças bovinas mais rentáveis. Algumas se adaptam melhor a regiões com temperaturas mais elevadas, outras são mais resistentes a parasitoses. Além disso, é importante identificar a raça mais adequada à determinada região. Dessa forma, o investimento alcançará o merecido retorno e em tempo relativamente rápido.

7 formas de evitar mastite no rebanho leiteiro

A mastite bovina é um dos problemas mais sérios da bovinocultura leiteira, pois acarreta prejuízos diretos na produção de leite. Ela consiste na inflamação das glândulas mamárias da vaca por contaminação por microrganismos patogênicos, causada principalmente por fatores ambientais. As moscas são vetoras de doenças, como a mastite, pois depositam microrganismos onde pousam.

Descubra os desafios e as vantagens da inseminação artificial em vacas

A tecnologia contribui ativamente com os avanços na pecuária, como alta produtividade dos rebanhos e maior rentabilidade aos pecuaristas. A inseminação artificial é um bom exemplo, pois traz vantagens aos criadores de gado, como uso de touros melhorados e controle de doenças sexualmente transmissíveis.

Acabamento da carcaça em bovinos

Na pecuária de corte, durante o abate, avalia-se a gordura distribuída na carcaça do bovino para proceder à sua tipificação. O objetivo principal é alcançar maior aproveitamento, padronização e uniformidade das carcaças do lote. Quando a musculatura dos bovinos é bem desenvolvida e com bom acabamento de gordura, significa que eles produzirão carne de qualidade.

Gado de corte: tipos de confinamento e cerca ideal

No confinamento de gado de corte, os bovinos são separados em lotes e distribuídos em piquetes ou currais de terminação. Geralmente, essa prática pecuária é adotada no período de estiagem, momento em que o pasto perde a qualidade nutricional. Os sistemas mais comuns são o confinamento em galpão fechado, o confinamento a céu aberto e o confinamento parcialmente coberto.

Ganho de peso de bovinos de corte em confinamento

Os bovinos de corte em confinamento devem ser sadios, com bom desenvolvimento corporal e elevado potencial de ganho de peso. O ganho de peso dos bovinos de corte apresenta particularidades conforme a raça. Enquanto algumas raças apresentam mais massa muscular; outras apresentam maior volume de gordura.

Vantagens dos tanques de resfriamento de leite

Produzir leite qualidade não requer equipamentos sofisticados. Basta investir em tanques de resfriamento. Eles devem ser instalados na própria fazenda produtora até que um caminhão-tanque chegue para coletá-lo. Vale lembrar que o leite deve ser rapidamente transportado até os laticínios, mas antes deve ser resfriado, preferencialmente a 4°C, duas horas após a ordenha.

Saiba tudo sobre a raça bovina Nelore

No Brasil, a fama do Nelore teve início, em 1950, com a participação do bovino em provas de peso. “O rápido ganho de peso, além da precocidade, rusticidade e resistência tornaram a raça Nelore conhecida em todo o território nacional. Além disso, a vaca Nelore é considerada uma boa parideira. Todos esses atributos tornam o gado Nelore um negócio rentável e promissor.