Características que sofrem pouca influência do ambiente são consideradas características de alta herdabilidade, ou seja, dependem da evolução genética da planta.
No caso da escolha de um animal para a monta natural, o comprador, além do pedigree, leva também em consideração suas características morfológicas, verificando se o touro não é portador de nenhum defeito físico, evitando-se aqueles de temperamento bravio.
Atualmente, os produtores dispõem de várias opções para o confinamento de vacas em lactação, no entanto, os estábulos tipo free stall têm se tornado os mais populares, devido a sua praticidade
O primeiro período do ciclo lactacional é o chamado pico de produção de leite e dura, do parto, até 75 dias após. Durante este período a vaca de alta produção não consegue ingerir a necessária quantidade de matéria seca, por isso pode perder bastante peso.
A partir do 2° mês de vida dos potros deve-se iniciar o controle de parasitas, sendo feito mensalmente até a desmama do potro.
Dentre as instalações necessárias estão: sala de espera, sala de ordenha e sala de leite. Essas são de grande importância e, por isso, merecem ser bem planejadas, tendo como objetivo tornar o sistema de ordenha mais eficiente.
A medição do desempenho dos animais na engorda será feito por meio do monitoramento do ganho médio diário de peso e pelo ganho por animal por ano. Esse monitoramento será feito por meio de pesagens periódicas, programadas de forma estratégica.
As formas de fornecimento de leite para as bezerras podem ser classificadas em: aleitamento natural e aleitamento artificial.
As maiores vantagens da desmama ou do desaleitamento precoce são as reduções no custo da alimentação, da mão de obra e da diminuição de distúrbios gastrointestinais.
Os sistemas de produção têm-se tornado cada vez mais automatizados, em função do aumento dos rebanhos e da menor disponibilidade de mão de obra.