Artigos

Gado de corte: cálculo do consumo de matéria seca

Matéria seca (MS) é a massa do produto (alimento) subtraída da massa de água. Ter conhecimento sobre o consumo da MS é essencial para a correta formulação da dieta dos bovinos de corte. Dessa forma, é possível suprir as exigências nutricionais do gado de corte e determinar o ganho de peso diário dos bovinos.

Técnica do Boi 777: quais as suas etapas e vantagens?

Na pecuária de corte brasileira, a idade ao abate (em média) é de 3 anos no sistema de produção tradicional. Isso significa que para produzir um boi com 18 arrobas são necessários 36 meses. Já na técnica do Boi 777, a idade ao abate (em média) é de 24 meses. Nesse sistema, o pecuarista produz mais em menor tempo, com significativo aumento na produtividade do rebanho.

Quais as principais vantagens da pesagem de bovinos?

A pesagem dos bovinos é uma prática indispensável em todas as fases da criação, pois permite ao pecuarista avaliar o ganho de peso do animal, o índice de desenvolvimento do animal e o potencial de produção da pastagem. Por meio dela, também é possível pesquisar os indicadores econômicos do rebanho e selecionar os animais para melhoramento genético.

Como cuidar da saúde do úbere das vacas leiteiras?

Cuidar da saúde do úbere das vacas leiteiras é primordial para produzir leite de qualidade. Um dos principais cuidados para a manutenção de um úbere saudável é com a alimentação da vaca leiteira, que deve ser rica em vitaminas e minerais, principalmente vitamina A, vitamina E, cobre, selênio e zinco.

Tudo o que você precisa saber sobre feno

O feno pode ser composto por aveia (Avena sativa), azevém (Lolium multiflorum), cevada Hordeum vulgare), coast-cross (Cynodon dactylon) e outras gramíneas. Além disso, ele pode ser constituído de algumas espécies leguminosas, como alfafa (Medicago sativa) e trevo (Trifolium). Entretanto, elas devem ser cortadas antes da floração.

Qual o melhor material para a cama do free-stall: orgânico ou inorgânico?

Para garantir conforto e bem-estar animal e aumentar a produtividade do gado leiteiro, um dos melhores sistemas de confinamento é o free-stall. Nele, as vacas leiteiras permanecem soltas, mas confinadas em uma área cercada, onde são construídas baias individuais, com chão coberto com cama, onde podem descansar tranquilamente

Tipos de controle do carrapato no rebanho

O carrapato Boophilus microplus é um ácaro tropical muito comum no Brasil. Trata-se de um ectoparasita hematófago, que causa sérios prejuízos à pecuária de corte e de leite mesmo em infestações moderadas. Felizmente, esse inimigo do rebanho e dos pecuaristas pode ser eliminado com o controle sobre o hospedeiro e o controle fora o hospedeiro.

6 tipos de leite de diferentes animais

O leite de vaca é o mais consumido no mundo. Entretanto, como existem pessoas com dificuldades para digerir a proteína presente nesse tipo de leite, ou com alergia láctea, elas têm buscado novas alternativas. Além disso, o mercado tem dado espaço a outros tipos de leite e seus derivados. Nesse contexto, os leites de búfala, égua, camela, ovelha e cabra merecem destaque.

Principais cuidados com o cocho para gado de corte

Embora o cocho para gado de corte possa perecer algo trivial, sua importância não deve ser subestimada. Alguns pecuaristas usam materiais inadequados para a construção dos cochos, o que pode gerar alguns problemas no momento da alimentação dos animais. Para evitar isso, é fundamental construir os cochos com materiais de qualidade, em tamanho e altura apropriados.

Quais os estágios do parto em vacas?

Normalmente, o parto em vacas acontece em três estágios distintos. Torna-se essencial ao pecuarista conhecer cada estágio, para tomar a melhor decisão diante de imprevistos. Em alguns casos, como em partos gemelares, ou quando os bezerros são muito grandes, a assistência de um médico veterinário se faz necessária.