Artigos

Acabamento da carcaça em bovinos

Na pecuária de corte, durante o abate, avalia-se a gordura distribuída na carcaça do bovino para proceder à sua tipificação. O objetivo principal é alcançar maior aproveitamento, padronização e uniformidade das carcaças do lote. Quando a musculatura dos bovinos é bem desenvolvida e com bom acabamento de gordura, significa que eles produzirão carne de qualidade.

Gado de corte: tipos de confinamento e cerca ideal

No confinamento de gado de corte, os bovinos são separados em lotes e distribuídos em piquetes ou currais de terminação. Geralmente, essa prática pecuária é adotada no período de estiagem, momento em que o pasto perde a qualidade nutricional. Os sistemas mais comuns são o confinamento em galpão fechado, o confinamento a céu aberto e o confinamento parcialmente coberto.

Ganho de peso de bovinos de corte em confinamento

Os bovinos de corte em confinamento devem ser sadios, com bom desenvolvimento corporal e elevado potencial de ganho de peso. O ganho de peso dos bovinos de corte apresenta particularidades conforme a raça. Enquanto algumas raças apresentam mais massa muscular; outras apresentam maior volume de gordura.

Vantagens dos tanques de resfriamento de leite

Produzir leite qualidade não requer equipamentos sofisticados. Basta investir em tanques de resfriamento. Eles devem ser instalados na própria fazenda produtora até que um caminhão-tanque chegue para coletá-lo. Vale lembrar que o leite deve ser rapidamente transportado até os laticínios, mas antes deve ser resfriado, preferencialmente a 4°C, duas horas após a ordenha.

Saiba tudo sobre a raça bovina Nelore

No Brasil, a fama do Nelore teve início, em 1950, com a participação do bovino em provas de peso. “O rápido ganho de peso, além da precocidade, rusticidade e resistência tornaram a raça Nelore conhecida em todo o território nacional. Além disso, a vaca Nelore é considerada uma boa parideira. Todos esses atributos tornam o gado Nelore um negócio rentável e promissor.

Milho: um dos melhores concentrados para o gado

Os alimentos concentrados apresentam elevado teor de energia, constituídos de betacaroteno e xantofila (pigmento amarelo). Um bom exemplo é o milho (Zea mays), um dos melhores concentrados para o gado. Além de fornecido como concentrado energético (grãos e farelo), ele pode ser fornecido como volumoso (milho hidropônico) igualmente nutritivo.

Você sabe o que é e para que serve a capineira?

Quando uma área apresenta espécies de gramíneas nutritivas, próprias para forragem, chamamos capineira. Seu objetivo é servir de alimento para o gado, essencialmente no período de estiagem. Entretanto, para ser fornecido ao rebanho, o capim deve ser picado em partículas relativamente pequenas. Assim, o pecuarista garante alimento em quantidade e qualidade suficientes para o gado.

Saiba como cuidar do bezerro recém-nascido

Alimento essencial ao bezerro recém-nascido, o colostro age no organismo do animal, como se fosse uma vacina, que o torna imune a doenças. Até mesmo o bezerro órfão deve receber esse nutritivo alimento, com o auxílio de uma mamadeira, ministrada pelo tratador do animal. Caso contrário, o neonato pode contrair uma série de doenças, já que não estará imunizado.

Seleção de bovinos para reprodução

A seleção de bovinos para reprodução é determinada pelo pecuarista, que seleciona vacas e touros com os melhores atributos reprodutivos, para um maior número de progênies com boa carga genética, a fim de alcançar sucesso na pecuária de corte e de leite. Vale lembrar que a hereditariedade pode determinar anomalias e distúrbios nos órgãos reprodutores.

Alimentos importantes para bovinos de corte

A nutrição do gado de corte é fundamental para o ganho de peso animal. Por esse motivo, para um bom aproveitamento dos nutrientes pelo rebanho, o pecuarista precisa conhecer as categorias de alimentos, que compõem a dieta dos bovinos de corte. Além disso, a escolha de diferentes sistemas de produção depende da disponibilidade dos alimentos.