Artigos

Principais cuidados com o cocho para gado de corte

Embora o cocho para gado de corte possa perecer algo trivial, sua importância não deve ser subestimada. Alguns pecuaristas usam materiais inadequados para a construção dos cochos, o que pode gerar alguns problemas no momento da alimentação dos animais. Para evitar isso, é fundamental construir os cochos com materiais de qualidade, em tamanho e altura apropriados.

Quais os estágios do parto em vacas?

Normalmente, o parto em vacas acontece em três estágios distintos. Torna-se essencial ao pecuarista conhecer cada estágio, para tomar a melhor decisão diante de imprevistos. Em alguns casos, como em partos gemelares, ou quando os bezerros são muito grandes, a assistência de um médico veterinário se faz necessária.

Dicas de instalações do Compost Barn para gado leiteiro

No Compost Barn ou Celeiro de Compostagem, o gado leiteiro é mantido em uma área com cobertura de serragem. Embora simples, as instalações contam com pé direito alto e ventiladores, para maior conforto e bem-estar das vacas leiteiras. Entretanto, o manejo sanitário dos animais deve ser impecável, desde a limpeza e desinfecção das instalações até a substituição da cama.

Quais as doenças mais comuns em bezerros?

Uma das fases mais críticas da criação de bovinos ocorre nas semanas iniciais de vida dos bezerros. Devido à baixa imunidade por serem muito novos, eles são frágeis e vulneráveis a doenças. Sendo assim, “o pecuarista deve monitorar continuamente esses animais. Se constatada alguma anormalidade, deve-se procurar um médico veterinário para um tratamento rápido e eficiente.

Quais os benefícios da descorna em bezerros?

São vários os benefícios da descorna em bezerros, como torná-los mais dóceis e, consequentemente facilitar o manejo, além de reduzir o índice de acidentes na lida com os animais. Na mochação, garantem-se o bem-estar do bovino e a segurança do vaqueiro, ou responsável por manejar o animal. Mas ela deve ser deve ser realizada em bovinos jovens com até 30 dias de vida.

4 importantes etapas da transferência de embriões em bovinos

A transferência de embriões remove embriões do trato reprodutivo da fêmea doadora e os transfere para fêmeas receptoras. Trata-se de uma importante ferramenta para incremento da oferta de material genético melhorado, capaz de colaborar com a multiplicação do rebanho, geneticamente superior, facilitando sua disseminação.

Saiba mais sobre a raça bovina Angus

A raça bovina Angus é escocesa e vem do cruzamento entre as fêmeas e os machos da linhagem Aberdeen Angus. O registro oficial da raça remonta a 1860, sendo, portanto, um dos bovídeos mais antigos dentre tantos outros. No Brasil, mais especificamente em Bagé (Rio Grande do Sul), o Angus foi introduzido na pecuária de corte em 1906.

Dicas de plantio de cana para alimentar o gado de leite

A performance produtiva do rebanho leiteiro depende do manejo alimentar. Quando realizado com eficiência, os resultados são excelentes, com aumento da produção de leite de qualidade. Um dos alimentos fornecidos ao gado é a cana-de açúcar, principalmente quando enriquecida com ureia. Entretanto, o produtor deve seguir alguns cuidados no plantio.

Quais as melhores raças de bovinos de corte?

Quem pretende investir na pecuária de corte deve conhecer as raças bovinas mais rentáveis. Algumas se adaptam melhor a regiões com temperaturas mais elevadas, outras são mais resistentes a parasitoses. Além disso, é importante identificar a raça mais adequada à determinada região. Dessa forma, o investimento alcançará o merecido retorno e em tempo relativamente rápido.

7 formas de evitar mastite no rebanho leiteiro

A mastite bovina é um dos problemas mais sérios da bovinocultura leiteira, pois acarreta prejuízos diretos na produção de leite. Ela consiste na inflamação das glândulas mamárias da vaca por contaminação por microrganismos patogênicos, causada principalmente por fatores ambientais. As moscas são vetoras de doenças, como a mastite, pois depositam microrganismos onde pousam.