Artigos

Critérios para sistema de aleitamento de bezerros

Existem diferentes formas de fornecimento do leite para as bezerras, os quais podem ser classificadas em dois grandes grupos: aleitamento artificial e aleitamento natural.

Recria de cordeiros

Nessa fase, os animais iniciam o consumo de alimentos sólidos. O objetivo da recria é melhorar a condição corporal dos animais para a reprodução, de acordo com a finalidade da criação.

Por que é tão importante que a vaca leiteira tenha conforto

O bem estar e a produtividade animal podem ser colocados em situação de risco devido a ação dos fatores ambientais que influenciam o comportamento animal.

Manejo dos leitões ao chegar na maternidade

O colostro é a primeira vacina do recém-nascido. É necessário que a leitegada beba uma quantidade razoável de colostro para garantir um futuro saudável livre de doenças. Através do colostro, os leitões recebem uma série de anticorpos maternos.

Programa de vacinação em suínos

Quando se estabelece um programa de vacinação na fazenda, tem-se várias vantagens, como: induzir respostas adequadas, apresenta segurança no uso

O perigo da Raiva em cavalos

A raiva é uma doença de clima tropical e de alta população que acomete a maioria dos mamíferos silvestres. A transmissão acontece por meio da mordida de animais silvestres infectados ou pela inalação de gotículas via oral ou transplacentária

Gestão zootécnica da sanidade do rebanho de leite

Quando se fala em manejo sanitário, a intenção é prevenir problemas que possam causar doenças ao rebanho. A implantação do calendário de vacinação é o primeiro passo para isso.

Manejo na criação de agapornis

Para se criar um Agaporni é mais fácil do que se pensa, além de serem pouco sujeitos a doenças, são dóceis e sua venda pode dar um bom lucro. No entanto, deve-se ter cuidado na hora de adquirir matrizes.

Características e importância dos ovos

Independente da interação sexual com o macho, as fêmeas sempre produzem ovos, do mesmo modo como a mulher, fêmea da espécie humana, produz seus óvulos independentemente de qualquer relação sexual.

Nutrição de bovinos em sistema de pastejo

ruminação é um processo digestivo no qual o alimento previamente fermentado no rúmen é regurgitado e volta para a boca para sofrer nova moagem em partículas menores e ser então novamente deglutido e fermentado no rúmen. Esse processo promove maior mastigação e consequente maior eficiência na digestibilidade dos alimentos.