Quer maximizar sua produção de maracujá? Domine a arte da polinização!

Quer maximizar sua produção de maracujá? Domine a arte da polinização!

 

O sucesso na produção de maracujá depende da polinização eficaz, e é fundamental entender os desafios que as flores de maracujá enfrentam. As flores se abrem uma única vez, e a polinização deve acontecer durante esse curto período. Flores não fecundadas acabam caindo, resultando em perda de produção.

Waldir Vicente dos Santos, professor do Curso CPT Produção de Maracujá, destaca os desafios da polinização. Os problemas incluem a posição do androceu em relação ao gineceu, a queda do grão de pólen devido ao seu peso e a autoincompatibilidade, que torna o pólen de uma planta incapaz de fertilizar suas próprias flores.

A solução? Ter plantas com diferentes genótipos e a presença de insetos polinizadores na lavoura. As abelhas mamangavas são polinizadores naturais eficazes, mas a preservação e a promoção de seu habitat são fundamentais.

Você também aprenderá sobre os tipos de flores de maracujá e como a curvatura do estilete afeta a polinização. Algumas flores são mais propícias para a fecundação do que outras, e saber identificá-las é essencial.

Para alcançar o máximo de produtividade, a polinização artificial é uma opção. Aprenda a realizar essa técnica com eficiência, misturando grãos de pólen e garantindo que suas flores sejam fecundadas.

A chuva em excesso pode atrapalhar a polinização, reduzindo a atividade dos insetos. Portanto, a polinização artificial se torna ainda mais importante durante períodos chuvosos.

Não deixe suas flores caírem sem serem fecundadas. A capacitação é a chave para o sucesso na produção de maracujá. Comece seu treinamento agora e colha os frutos de uma produção eficiente e lucrativa.


Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 


Conheça os Cursos CPT da área Fruticultura.
Por Silvana Teixeira.

Mais Artigos Relacionados

Pecuarista: aprenda a prevenir e tratar a tristeza parasitária bovina?

A tristeza parasitária bovina afeta principalmente bezerros durante um período crítico de desenvolvimento imunológico, conhecido como "janela imunológica". Neste estágio, os mecanismos de defesa dos animais ainda não são totalmente eficazes contra os patógenos envolvidos, levando a sintomas caracterizados por alta apatia e anemia severa. Para entender melhor como lidar com essa...

Como garantir a seleção ideal e o manejo seguro de reprodutores suínos?

Segundo o Prof. Dr. Rony Antonio Ferreira, do Curso CPT Manejo de Reprodutores Suínos, para selecionar os animais reprodutores, é importante avaliar vários aspectos. No caso das matrizes, considere os seguintes critérios a seguir:

Fabricação de ração: como é formulada a dieta ideal para os bovinos?

A formulação de rações geralmente é realizada com o auxílio de planilhas informatizadas ou softwares especializados, visando minimizar custos. Esse processo é tipicamente conduzido por um nutricionista ou sob sua supervisão, resultando em um relatório que funciona como uma receita da ração. Esse relatório inclui ingredientes específicos e suas respectivas quantidades, além de...