Durante o crescimento das aves, ocorrem duas mudas sucessivas, antes que apareça o empenamento definitivo, chamado de empenamento de base.
Nas poedeiras comerciais, a muda de penas, em condições normais, ocorre somente depois de um longo período de produção. A completa troca de penas demora cerca de quatro meses; nesse período, não há postura.
Esse processo pode ser acelerado, com um programa que induz a queda de penas, com posterior crescimento das plumas novas. Há um rápido reinício da produção de ovos. É o que chamamos de muda forçada.
Os métodos para a muda forçada são basicamente três:
a) através de medicamentos,
b) métodos nutricionais, e
c) métodos de manejo.
O mais usado, por ser mais simples, consiste em retirar o alimento por um período determinado, quando as aves trocam de penas e, ao mesmo tempo, descansam e rejuvenescem o aparelho reprodutivo.
A idade ideal para iniciar esse programa é quando as aves atingem entre 60 e 65 semanas de idade, pois a produção obtida será um pouco menor e a queda na taxa de postura mais rápida.
Mas, em compensação, os ovos serão maiores, de melhor qualidade e com melhor preço no mercado.
A muda forçada deve ser feita em lotes sadios. As aves fora de produção, com peso abaixo do padrão e de aspecto doente, devem ser descartadas.
Gostou do assunto? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da Área Avicultura
Por Daniela Guimarães.
"Os equipamentos de ordenha desempenham funções importantes na produção leiteira, e é fundamental compreender seus principais objetivos e finalidades", explica o professor Juliano Resende, do curso CPT Ordenha Mecânica. E quais são esses objetivos e finalidades?
É possível obter bons lucros financeiros com a produção de cogumelos champignon, você sabia? Devido ao seu alto teor proteico, o cultivo de cogumelos tem sido considerado uma alternativa promissora para aumentar a oferta de proteína em países em desenvolvimento e com altos índices de desnutrição.
O choco, comportamento natural de galinhas após posturas, pode ser prejudicial para os avicultores que se dedicam à produção de ovos. Isso acontece porque, durante esse período que dura cerca de 21 dias, as galinhas reduzem ou param de botar ovos e adotam comportamentos agressivos, como bicar e tentar intimidar quem se aproxima dos ninhos.