Nutrição de bovinos em sistema de pastejo

 

 "A ruminação é um processo digestivo no qual o alimento previamente fermentado no rúmen é regurgitado e volta para a boca para sofrer nova moagem em partículas menores e ser então novamente deglutido e fermentado no rúmen. Esse processo promove maior mastigação e consequente maior eficiência na digestibilidade dos alimentos" explica o professor Adilson de Paula Almeida Aguiar do curso Produção de Leite em Pasto



 Pode-se observar então que a alimentação de bovinos pode ser 100% proveniente de alimentos volumosos, mas não é possível uma alimentação que seja 100% proveniente da alimentação concentrada. Veja a diferença das alimentações:


 - Alimentos volumosos: fundamentais para o bom funcionamento do sistema digestivo, possuem baixo custo de produção e disponibilizam nutrientes fundamentais para uma alimentação saudável, porem são pobres em energias e têm o uso limitado na alimentação de animais de alta produção. São exemplos: fenos, casca de grãos, silagem e forragem.
 - Alimentos concentrados: Recebem esse nome por serem mais concentrados em nutrientes que os volumosos. São compostos de macrominerais que são fontes de carboidratos e proteínas. Podem ser classificados em proteicos e energéticos, dependendo da concentração de proteínas. Os principais alimentos energéticos são: milho, sorgo, melaço e polpa cítrica. Já os alimentos protéicos são: as oleaginosas, como soja, amendoim e algodão e resíduos industriais como a polpa de cervejaria e ureia.



 Para as vacas leiteiras , há exigências nutricionais e devem ser supridas através das alimentação, que se divide em alimentos: volumosos, concentrados, suplementos vitamínicos e minerais. Além de relacionar isso e a interação entre o animal e os fatores produtivos, como clima, equipamentos, instalações, manejo, alimentação etc.

 

Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo: 

 

Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite

Por Anna Luiza Mariquito

Mais Artigos Relacionados

Critérios para sistema de aleitamento de bezerros

Existem diferentes formas de fornecimento do leite para as bezerras, os quais podem ser classificadas em dois grandes grupos: aleitamento artificial e aleitamento natural.

Recria de cordeiros

Nessa fase, os animais iniciam o consumo de alimentos sólidos. O objetivo da recria é melhorar a condição corporal dos animais para a reprodução, de acordo com a finalidade da criação.

Por que é tão importante que a vaca leiteira tenha conforto

O bem estar e a produtividade animal podem ser colocados em situação de risco devido a ação dos fatores ambientais que influenciam o comportamento animal.