Quando se fala em manejo sanitário, a intenção é prevenir problemas que possam causar doenças ao rebanho. A implantação do calendário de vacinação é o primeiro passo para isso.
"Além disso, o controle estratégico de endo e ectoparasitas é indispensável para manter a saúde e o pleno desenvolvimento produtivo dos animais", explica o professor Lucas Repolês Lourenço do curso Gestão Zootécnica na Pecuária Leiteira
Ectoparasitas: os carrapatos causam tristeza parasitária nos animais, especialmente em bezerras. Quando infectada por carrapato, o animal tem a produção de leite comprometida, anemia, entre outros problemas.
Endoparasitas: verminoses que afetam especialmente animais jovens. Esses devem ser vermifugados pelo menos a cada 30 dias, aumentando esse tempo na medida em que eles forem envelhecendo.
Principais doenças e seus tratamentos:
- diarreia: O principal tratamento é a hidratação oral.
- pneumonia: Antibióticos sistêmicos e anti-inflamatório
- tristeza parasitária: Antibióticos sistêmicos e vitamina B12
- retenção de placenta: antibioticoterapia para prevenir infecção uterina e tratamento suporte para o animal (hidratação e reconstituintes).
- hipocalcemia puerperal (febre do leite): reposição de cálcio via endovenosa, subcutânea e via oral.
Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite
Por Anna Luiza Mariquito
Existem diferentes formas de fornecimento do leite para as bezerras, os quais podem ser classificadas em dois grandes grupos: aleitamento artificial e aleitamento natural.
Nessa fase, os animais iniciam o consumo de alimentos sólidos. O objetivo da recria é melhorar a condição corporal dos animais para a reprodução, de acordo com a finalidade da criação.
O bem estar e a produtividade animal podem ser colocados em situação de risco devido a ação dos fatores ambientais que influenciam o comportamento animal.