Gado de corte: tipos de confinamento e cerca ideal

“No confinamento de gado de corte, os bovinos são separados em lotes e distribuídos em piquetes ou currais de terminação. Geralmente, essa prática pecuária é adotada no período de estiagem, momento em que o pasto perde a qualidade nutricional”, afirma Gilmar Ferreira Prado, professor do Curso CPT Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais.

Quais os tipos de confinamento mais comuns?


O confinamento de rebanho de corte aprimora a performance produtiva dos bovinos e flexibiliza a produção na fazenda pecuária. Independentemente dessas vantagens, o pecuarista deve escolher o sistema que lhe atenda de forma eficiente. Os sistemas mais comuns são o confinamento em galpão fechado, o confinamento a céu aberto e o confinamento parcialmente coberto. Vejamos abaixo com mais detalhes:

Galpão fechado

O sistema de confinamento em galpão fechado deve reservar uma área de 5 m² por bovino de corte (até 50 bovídeos). No local, devem ser distribuídos comedouros e bebedouros para os animais. Sem falar da cobertura com telhas para garantir bom sombreamento para o gado em dias de sol intenso. Entretanto, como os custos com a estrutura são elevados, esse sistema é pouco utilizado no Brasil.

Confinamento a céu aberto

O sistema de confinamento a céu aberto é uma espécie de curralete, capaz de alojar até 100 bovídeos de corte. A área destinada a cada animal chega a 20 m², o que garante conforto e bem-estar aos animais. No local, devem ser disponibilizados comedouros e bebedouros suficientes para o lote confinado. O sombreamento é garantido com árvores distribuídas ao longo do campo.

Confinamento parcialmente coberto

O sistema de confinamento parcialmente coberto segue as mesmas exigências do confinamento a céu aberto. A diferença entre um e outro está na área com cobertura disponibilizada ao rebanho de corte, o que proporciona aos animais maior conforto e bem-estar, principalmente em dias mais quentes. Nesse local sombreado, devem ser distribuídos comedouros e bebedouros para os bovinos.

Qual a cerca ideal para o confinamento do rebanho?


Já foi o tempo em que se usavam cercas de arame farpado. Além de enferrujarem com facilidade, elas machucavam os bovinos que tentavam sair. Hoje, são utilizadas cercas elétricas (com baixa voltagem) por uma série de motivos, desde os baixos custos até a facilidade na instalação. Embora pareça prejudicial aos bovinos, a cerca elétrica funciona apenas com fins de barreira psicológica, ou seja, ela não machuca fisicamente os animais.

Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Corte:

Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais

Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento

Gestão na Pecuária de Corte

Fonte: CPT Cursos Presenciais - cptcursospresenciais.com.br

Por Andréa Oliveira.

Mais Artigos Relacionados

Como a terapia floral pode promover saúde e qualidade de vida?

Este curso foi elaborado para atender às necessidades de terapeutas e usuários de Terapia Floral. Ele aborda o histórico dessa prática, sua abordagem, o procedimento de preparação de florais e a condução da anamnese e seleção de essências. Além disso, apresenta as essências dos principais sistemas de florais utilizados.

Tem ordenhadeiras mecânicas? Então cuide bem dos equipamentos

"Os equipamentos de ordenha desempenham funções importantes na produção leiteira, e é fundamental compreender seus principais objetivos e finalidades", explica o professor Juliano Resende, do curso CPT Ordenha Mecânica. E quais são esses objetivos e finalidades?

Cogumelo Champignon: muita demanda e alto retorno financeiro

É possível obter bons lucros financeiros com a produção de cogumelos champignon, você sabia? Devido ao seu alto teor proteico, o cultivo de cogumelos tem sido considerado uma alternativa promissora para aumentar a oferta de proteína em países em desenvolvimento e com altos índices de desnutrição.