Dicas para alimentar o rebanho bovino na seca

“As pastagens são a base da alimentação do rebanho bovino, pois fornecem fibra fundamental para o bom funcionamento do trato gastrintestinal dos animais. Além disso, elas são uma das opções nutritivas de menor custo para o pecuarista. As variações climáticas, como a seca e o inverno, impedem a produção de forragem em quantidade e qualidade adequadas”, afirma Juliano Ricardo Resende, especialista em bovinocultura leiteira e professor do Curso CPT a Distância e Online Produção e Utilização de Silagem.

Por esse motivo, os pecuaristas usam como alternativa o fornecimento de alimentação volumosa suplementar. Nesse contexto, a silagem se destaca, contanto que seja produzida com as mais diversas espécies forrageiras e baixos custos. No Brasil, silagens de milho, sorgo, feno e cana-de-açúcar são as mais utilizadas em períodos de estiagem. Entretanto, é indispensável analisar os níveis de proteína e energia desses alimentos.

Quando as forrageiras não apresentam os nutrientes necessários ao bom desenvolvimento dos bovinos, eles podem perder peso de forma significativa, além de terem o seu desempenho produtivo comprometido, seja para produção de carne seja para produção de leite. No caso da cana, além de se adaptar às mais variadas regiões do país, ela é utilizada por apresentar alto teor de açúcar, que garante maior energia ao gado.

Não apenas a silagem é uma boa alternativa de alimento para o rebanho bovino na seca. A técnica feno em pé, na qual metade do pasto é vedado para uso específico no período de estiagem, também é vantajosa. Quando realizada corretamente, ela proporciona pasto em quantidade suficiente para o gado, com alto valor nutritivo. Outra opção para períodos com escassez de chuva é o uso de forrageiras resistentes à seca, como sorgo forrageiro e milheto.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Pastagens e Alimentação Animal.

Leia o artigo "Como alimentar o gado na seca?"

Fontes: dicas.boisaude.com.br; revistaagropecuaria.com.br

Por Andréa Oliveira.

Mais Artigos Relacionados

Como a terapia floral pode promover saúde e qualidade de vida?

Este curso foi elaborado para atender às necessidades de terapeutas e usuários de Terapia Floral. Ele aborda o histórico dessa prática, sua abordagem, o procedimento de preparação de florais e a condução da anamnese e seleção de essências. Além disso, apresenta as essências dos principais sistemas de florais utilizados.

Tem ordenhadeiras mecânicas? Então cuide bem dos equipamentos

"Os equipamentos de ordenha desempenham funções importantes na produção leiteira, e é fundamental compreender seus principais objetivos e finalidades", explica o professor Juliano Resende, do curso CPT Ordenha Mecânica. E quais são esses objetivos e finalidades?

Cogumelo Champignon: muita demanda e alto retorno financeiro

É possível obter bons lucros financeiros com a produção de cogumelos champignon, você sabia? Devido ao seu alto teor proteico, o cultivo de cogumelos tem sido considerado uma alternativa promissora para aumentar a oferta de proteína em países em desenvolvimento e com altos índices de desnutrição.