Desempenho animal x manejo da pastagem

A medição do desempenho dos animais na engorda será feito por meio do monitoramento do ganho médio diário de peso e pelo ganho por animal por ano. Esse monitoramento será feito por meio de pesagens periódicas, programadas de forma estratégica.



Além do ganho de peso em si, há fatores que determinam maior ou menor desempenho, como: o valor nutritivo da forragem produzida pelo pasto, a ingestão de matéria seca e o potencial genético do animal.



"Outro fator que tem grande influência no desempenho dos animais em terminação na pastagem é o consumo de água. Baixa ingestão de água limita o consumo de matéria seca", explica o professor Mateus Contatto do curso CPT Gestão na Pecuária de Corte



Diversos outros aspectos precisam ser controlados, além da suplementação e do pastejo. É o caso do consumo voluntário e o teor de nutrientes digestíveis.



O gestor deverá conhecer bem as técnicas de manejo das pastagens e as formas de suplementação para cada situação.



Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo: 


 

Conheça os Cursos CPT da área Gado de Corte

Por Anna Luiza Mariquito.

Mais Artigos Relacionados

Como a terapia floral pode promover saúde e qualidade de vida?

Este curso foi elaborado para atender às necessidades de terapeutas e usuários de Terapia Floral. Ele aborda o histórico dessa prática, sua abordagem, o procedimento de preparação de florais e a condução da anamnese e seleção de essências. Além disso, apresenta as essências dos principais sistemas de florais utilizados.

Tem ordenhadeiras mecânicas? Então cuide bem dos equipamentos

"Os equipamentos de ordenha desempenham funções importantes na produção leiteira, e é fundamental compreender seus principais objetivos e finalidades", explica o professor Juliano Resende, do curso CPT Ordenha Mecânica. E quais são esses objetivos e finalidades?

Cogumelo Champignon: muita demanda e alto retorno financeiro

É possível obter bons lucros financeiros com a produção de cogumelos champignon, você sabia? Devido ao seu alto teor proteico, o cultivo de cogumelos tem sido considerado uma alternativa promissora para aumentar a oferta de proteína em países em desenvolvimento e com altos índices de desnutrição.