Criar capivaras pode ser uma fonte de renda?

Criar capivaras pode ser uma fonte de renda?

A capivara é a espécie selvagem nativa mais criada em nosso país. Entre as características que a fazem um bom animal de criação estão: preço de venda do peso vivo superior ao de espécies domésticas, a sua alta prolificidade, alimentação diversificada, excelente aproveitamento de carboidratos estruturais (fibra), boa taxa de ganho de peso e rusticidade.

Criando capivara, você:


• Obtém lucro igual ou superior ao de outras criações, devido ao maior preço de venda do animal/carne, pois o mercado de carnes exóticas ou de caça volta-se, inicialmente, para consumidores de médio a alto poder aquisitivo;

• Coloca no mercado carne de qualidade semelhante à do suíno, mas com gordura menos saturada, de maior densidade, rica em ácidos graxos ômega-3, que têm a propriedade de reduzir o colesterol e as gorduras de baixa densidade no sangue, atendendo a essa nova demanda da sociedade;

• Pode obter um animal, cujo processo de produção fica próximo do orgânico, pois as capivaras são criadas em sistema semi-intensivo a campo, permitindo atingir maior nível de sustentabilidade na criação;

• Contribui para a conservação das capivaras do ambiente natural, reduzindo a compra de carne no mercado ilegal.


Além da carne, o interesse comercial pela capivara concentra-se na sua pele bastante elástica, resistente e suave, sendo ótima para a fabricação de luvas, bolsas e calçados.

A carne de capivara é considerada saudável, pelo baixo teor de gordura e pela composição dessa fração lipídica. As partes nobres, como pernil e lombo, já são comercializadas regularmente, em alguns pontos específicos de venda, principalmente nas grandes cidades, porém apresentam preço elevado.

 

Gostou do assunto? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:


  

Conheça os Cursos CPT da Área Animais Silvestres
Por Daniela Guimarães.

 

Mais Artigos Relacionados

Tudo sobre volumosos na alimentação de vacas leiteiras

Os alimentos fibrosos que constituem a alimentação dos ruminantes são denominados volumosos e desempenham um papel fundamental no funcionamento adequado do aparelho digestivo. Em comparação com os concentrados, os volumosos são mais econômicos e fornecem nutrientes essenciais para uma dieta saudável dos bovinos.

Produtor: como funciona o processo de incubação de ovos?

Durante a incubação, o processo inicia-se com a coleta dos ovos, que deve ser feitas várias vezes ao dia. Para assegurar a qualidade microbiológica, os ovos não devem ser retirados diretamente do ninho para a incubadora, mas sim recolhidos posteriormente, separadamente, sem contato direto com o manipulador.

Por que a ensilagem é essencial na pecuária brasileira?

Segundo Juliano Ricardo Resende, professor do Curso CPT Produção e Utilização de Silagem os custos associados à ensilagem são geralmente maiores do que os custos de manutenção das pastagens. Isso levanta a questão: por que fornecer silagem em vez de manter a oferta de capim durante todo o ano?