Características e importância dos ovos

 

Independente da interação sexual com o macho, as fêmeas sempre produzem ovos, do mesmo modo como a mulher, fêmea da espécie humana, produz seus óvulos independentemente de qualquer relação sexual.

O tamanho relativamente grande dos ovos de aves, comparado aos óvulos das mamíferas, se dá justamente pelo modo de gestação: como não há ligação direta entre a mãe e o embrião, é preciso que dentro do ovo estejam todos os nutrientes para o desenvolvimento do filhote.


"O grande consumo de ovos nos dias atuais se dá, principalmente, pelo seu custo-benefício, pois é seguramente a proteína de mais alto valor biológico vendida ao menor preço no mercado", explica o professor Marcelo Dias da Silva do Curso Avicultura - Produção e Principais Doenças



Os elementos constituintes do ovo são:


• Casca: composta principalmente de carbonato de cálcio.
• Cutícula: membrana fina que vem embaixo da casca.
• Câmara de ar: importante não só para a respiração do embrião, mas para proteger o ovo de impactos no momento da postura.
Albúmen (clara).
Gema.
Chalaça (ou calaza): formado por proteína, esse fio tem a função de manter a gema no meio do ovo, como uma âncora.
Disco embrionário (coroinha): aparece quando o ovo está fecundado

A ovulação da galinha dura de 24 a 26 horas, necessitando atravessar os períodos de claridade e escuridão para desencadear o processo hormonal. Portanto, a transição dia/noite é essencial.


A pigmentação desses ovos está relacionada com a alimentação da galinha e não com a casca. Se a galinha tem uma alimentação pobre em pigmentos, por exemplo, quando é alimentada com raspas de mandioca no lugar de milho, sua gema sairá mais clara. Mas se ela ingere casca de frutas, verduras e alimentos mais pigmentados a gema tem a coloração quase alaranjada.



Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os Cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo: 

Conheça os Cursos CPT da área Avicultura

Por Anna Luiza Mariquito.

Mais Artigos Relacionados

Critérios para sistema de aleitamento de bezerros

Existem diferentes formas de fornecimento do leite para as bezerras, os quais podem ser classificadas em dois grandes grupos: aleitamento artificial e aleitamento natural.

Recria de cordeiros

Nessa fase, os animais iniciam o consumo de alimentos sólidos. O objetivo da recria é melhorar a condição corporal dos animais para a reprodução, de acordo com a finalidade da criação.

Por que é tão importante que a vaca leiteira tenha conforto

O bem estar e a produtividade animal podem ser colocados em situação de risco devido a ação dos fatores ambientais que influenciam o comportamento animal.