Alimentos importantes para bovinos de corte

“A nutrição do gado de corte é fundamental para o ganho de peso animal. Por esse motivo, para um bom aproveitamento dos nutrientes pelo rebanho, o pecuarista precisa conhecer as categorias de alimentos, que compõem a dieta dos bovinos de corte”, enfatiza Adilson de Paula Almeida Aguiar, zootécnico, especialista em alimentação de ruminantes e professor do Curso CPT a Distância e Online Terminação de Bovinos em Pasto.

Além disso, a escolha de diferentes sistemas de produção depende diretamente dos custos e da disponibilidade dos alimentos a serem fornecidos ao rebanho. Quando produzida na fazenda pecuária, a forrageira é um dos alimentos que contribuem com a engorda do boi. Entretanto, ela deve ser de qualidade, tanto em nutrientes como em palatabilidade e digestibilidade. Caso contrário, será um fator limitante para a engorda do rebanho.

Sendo assim, para que os bovinos engordem, em tempo hábil para o abate, devem ser fornecidos ao rebanho alimentos importantes, que, juntos, proporcionem bom ganho de peso por animal.

Alimentos volumosos


As forrageiras são alimentos indispensáveis aos bovinos de corte, pois contêm fibras e alto teor de água. Como são consumidas em grande volume pelo rebanho, elas são chamadas de volumosos. A braquiária e o capim-elefante são exemplos de forragens mais comuns no manejo do gado em pasto. Normalmente, um quilo de gramíneas possui cerca de 20% de matéria seca. Isso significa que 80% do peso total do alimento é constituído de água.

Alimentos concentrados


O milho e o sorgo são exemplos de alimentos concentrados, de suma importância à dieta dos bovinos de corte. Eles apresentam cerca de 12% de água. Os 88% restantes corresponde à matéria seca. Sendo assim, os concentrados fornecem mais nutrientes aos bovinos quando comparados aos volumosos. Entretanto, ambos são essenciais. Inclusive os volumosos contam com fibras vegetais, que ajudam no bom funcionamento do sistema digestivo dos ruminantes.

Suplemento mineral


O sal mineral é considerado um suplemento de sumo valor para o gado de corte, pois supre as necessidades minerais dos animais. Preferencialmente, ele deve ser fornecido ao rebanho no cocho, em local coberto, para não molhar nem absorver umidade. Associado aos volumosos e concentrados, o sal mineral suplementa a dieta dos bovinos, o que permite rápido ganho de peso até o momento do abate.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Gado de Corte.

Fonte: cpt.com.br

Por Andréa Oliveira.

Mais Artigos Relacionados

Acabamento da carcaça em bovinos

Na pecuária de corte, durante o abate, avalia-se a gordura distribuída na carcaça do bovino para proceder à sua tipificação. O objetivo principal é alcançar maior aproveitamento, padronização e uniformidade das carcaças do lote. Quando a musculatura dos bovinos é bem desenvolvida e com bom acabamento de gordura, significa que eles produzirão carne de qualidade.

Gado de corte: tipos de confinamento e cerca ideal

No confinamento de gado de corte, os bovinos são separados em lotes e distribuídos em piquetes ou currais de terminação. Geralmente, essa prática pecuária é adotada no período de estiagem, momento em que o pasto perde a qualidade nutricional. Os sistemas mais comuns são o confinamento em galpão fechado, o confinamento a céu aberto e o confinamento parcialmente coberto.

Ganho de peso de bovinos de corte em confinamento

Os bovinos de corte em confinamento devem ser sadios, com bom desenvolvimento corporal e elevado potencial de ganho de peso. O ganho de peso dos bovinos de corte apresenta particularidades conforme a raça. Enquanto algumas raças apresentam mais massa muscular; outras apresentam maior volume de gordura.