Alimentar o gado com milho ou vender o grão? Qual a melhor opção?

“O milho é uma alternativa nutritiva e econômica de alimento volumoso para o gado, com alto valor energético e proteico, especialmente se o produtor rural adotar o sistema de Integração Lavoura-Pecuária”, destaca Augusto Luis Ruegger Almeida Neves, engenheiro agrônomo e professor do Curso CPT a Distância e Online Cultivo de Milho Hidropônico - Para Alimentação Animal.

Fornecer milho ao rebanho pode ser mais vantajoso que vender o grão. Em Mato Grosso, produtores, que implantaram o sistema ILP, têm alcançado alta rentabilidade nos negócios. São 700 hectares de milho, cultivados em consórcio com 4200 cabeças de gado. Após a colheita, o cereal é processado finamente em máquina. Em seguida, ele recebe sal mineral e ureia para servir de alimento ao gado confinado. São fabricados oito mil quilos de ração diariamente.

Entretanto, a prática deve ser continuamente reavaliada. Nesse ano, por exemplo, ela tem sido vantajosa, pois o valor do milho está em baixa por fatores mercadológicos. Para não pagarem fretes elevados, os produtores decidiram fazer ração com o milho produzido em suas propriedades. É importante ressaltar que comprar ração geralmente apresenta altos custos, destaca Pedro Muffato Neto, administrador de fazenda.

Se for para escolher entre vender o milho ou usá-lo como alimento para o rebanho, vence a segunda opção. Mesmo porque o lucro do produtor pode aumentar 20% (ou mais). Além disso, ele não precisa investir em logística para comercializar o cereal. Por outro lado, é indispensável proceder ao manejo adequado do gado em confinamento, para alcançar resultados cada vez melhores.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Pastagens e Alimentação Animal.

Fonte: canalrural.uol.com.br

Por Andréa Oliveira.

Mais Artigos Relacionados

Você sabe o que é e para que serve a capineira?

Quando uma área apresenta espécies de gramíneas nutritivas, próprias para forragem, chamamos capineira. Seu objetivo é servir de alimento para o gado, essencialmente no período de estiagem. Entretanto, para ser fornecido ao rebanho, o capim deve ser picado em partículas relativamente pequenas. Assim, o pecuarista garante alimento em quantidade e qualidade suficientes para o gado.

Saiba como cuidar do bezerro recém-nascido

Alimento essencial ao bezerro recém-nascido, o colostro age no organismo do animal, como se fosse uma vacina, que o torna imune a doenças. Até mesmo o bezerro órfão deve receber esse nutritivo alimento, com o auxílio de uma mamadeira, ministrada pelo tratador do animal. Caso contrário, o neonato pode contrair uma série de doenças, já que não estará imunizado.

Seleção de bovinos para reprodução

A seleção de bovinos para reprodução é determinada pelo pecuarista, que seleciona vacas e touros com os melhores atributos reprodutivos, para um maior número de progênies com boa carga genética, a fim de alcançar sucesso na pecuária de corte e de leite. Vale lembrar que a hereditariedade pode determinar anomalias e distúrbios nos órgãos reprodutores.