IMA intensifica fiscalização do trânsito de animais e vegetais

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) vai intensificar a fiscalização do transporte de animais e vegetais, seus produtos e subprodutos em todo o estado. A meta para 2009 é que sejam realizadas 960 ações de fiscalização, sendo que cada uma das 20 Coordenadorias Regionais do Instituto realize quatro blitze por mês. Ano passado foram realizadas 792 fiscalizações, superando a meta de 720.



Dados da Coordenadoria de Apoio à Operação Fiscal (COF) do IMA mostram que ano passado as fiscalizações móveis aumentaram 25%, em relação a 2007. Em 2008 cerca de 29 toneladas de carnes foram apreendidas e destruídas e foram aplicadas 658 infrações, contra 9 toneladas de carnes e 421 infrações no ano anterior.



O coordenador de Apoio à Operação Fiscal do IMA, Ronaldo Miranda, explica como é feita a fiscalização. “Ao realizar as blitze percebemos que as infrações mais comuns são a falta de documento sanitário, tais como a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) e a Guia de Trânsito Animal (GTA), além do mau condicionamento da carga e o trânsito de produtos clandestinos”. O principal objetivo da inspeção dos veículos é verificar o cumprimento da legislação e dos requisitos higiênico-sanitários e de boas práticas de fabricação a que devem atender para obterem alimentos de qualidade sanitária, seguros e que não ofereçam riscos à saúde humana.



Para aprimorar esse trabalho, no ano de 2008, foram adquiridos nove veículos utilitários, equipados com computador de bordo e GPS para a realização de fiscalizações móveis. O equipamento instalado no veículo permite a emissão imediata do Documento de Arrecadação Estadual (DAE), a consulta ao Sidagro - Sistema de Defesa Agropecuária, sistema informatizado do órgão - para verificar a situação dos proprietários, das cargas, das propriedades rurais, dentre outros. Além disso, cada uma das 19 Barreiras Sanitárias, estrategicamente localizadas nas estradas mineiras, foi equipada com novos computadores, mesas e cadeiras, geladeira, ventilador e bebedouro e um automóvel.



Para o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, os benefícios do investimento podem ser percebidos por toda a sociedade. “Com uma equipe de profissionais capacitada e equipada podemos aumentar o número de fiscalizações no trânsito e melhorar a qualidade e agilidade das ações. Isso torna mais difícil o comércio de produtos irregulares e quem sai ganhando são os consumidores mineiros”.



As atividades de fiscalização foram intensificadas para o alcance das metas do Projeto Estruturador Certifica Minas, que está sendo executado pelo IMA. O objetivo principal deste Projeto é ampliar a inserção competitiva da produção agropecuária mineira nos mercados nacional e internacional. As ações de fiscalização do trânsito visam garantir o cumprimento da legislação de sanidade animal e vegetal no estado e impedir que os produtos impróprios para o consumo, cheguem aos consumidores.





Barreiras de Fiscalização Sanitária



Atualmente o IMA conta com 19 barreiras fixas de fiscalização que funcionam 24 horas por dia, em regime de plantão. A maioria opera junto às barreiras fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda e contam com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais e Polícia Rodoviária Federal.



As cidades onde há essas unidades instaladas são: Espinosa, Unaí, Pacaratu, Além Paraíba, Extrema, Fronteira, Planura, Conceição das Alagoas, Delta, Córrego Danta (Estalagem), Divisa Alegre, Borda da Mata, Martins Soares, Carneirinho (Porto Alencastro), Nanuque, Matias Barbosa, Contagem (Ceasa), Montes Claros e Pirapora.

Mais Notícias Relacionadas

Febre aftosa: vacina nova no mercado

Depois de 22 anos, o Ministério da Agricultura concede novo registro para produção de vacina para combate à febre aftosa no Brasil. O registro para a vacina Aftogen Óleo foi obtido pela Biogénesis-Bagó, empresa especializada em soluções sanitárias e reprodutivas para bovinos, ovinos, caprinos e eqüinos, que completa dez...

Leilões da Conab movimentam 364 mil toneladas de alimentos

A Conab realiza, nesta semana, quatro grandes leilões de compra, venda e apoio à comercialização de alimentos. Entre os produtos negociados estarão o arroz, milho, contratos de opção e prêmios de risco (Prop), totalizando a movimentação de 364 mil toneladas de cereais. As operações são destinadas à...

CPT Cursos Presenciais lança curso na área de Irrigação

O Curso de “Irrigação: conceitos básicos e aplicações” é voltado para todos os profissionais que possuem relação com a agricultura irrigada. Com uma carga horária de 20 horas, serão tratados assuntos como a importância da irrigação, tipos de sistemas de irrigação,...