Epamig realiza mostra tecnológica



A 3ª. Mostra Tecnológica da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) será realizada no próximo dia 25 (quarta-feira), às 16h, na sede da Prefeitura Municipal de Uberlândia. A Mostra Tecnológica da EPAMIG é um evento itinerante e tem como objetivo apresentar às lideranças municipais, relacionadas ao desenvolvimento rural e que vivem no entorno da Fazenda Experimental, e também aos produtores rurais, as atividades da EPAMIG no que se refere a pesquisas, eventos de transferência tecnológica, prestação de serviços e venda de sementes, mudas e animais, além de mostrar o quanto é simples o acesso às tecnologias da Empresa.

A primeira edição da Mostra Tecnológica foi realizada em junho de 2008, em Lavras, quando atraiu prefeitos, produtores/empresários, pesquisadores, estudantes e imprensa especializada. A segunda edição aconteceu em São João del-Rei, no último dia 17, e foram destacados os seguintes Programas de Pesquisa; Gado F1, Floricultura, Olericultura, Cafeicultura, Queijos e Produtos Lácteos, Milho, Cana-de-açúcar e Fruticultura. Segundo os pesquisadores da EPAMIG, são produtos que têm grande potencial para implantação e/ou crescimento naquela região.

A 3ª. Mostra Tecnológica, em Uberlândia, será aberta pelo presidente da EPAMIG, Baldonedo Napoleão, que destacará os 35 anos da Empresa (serão completados em agosto próximo) e os impactos das novas tecnologias em Minas Gerais, principalmente nos últimos seis anos; apresentará o Programa Microrregional de Desenvolvimento Tecnológico da Agropecuária (Prodesag) e empossará os membros do Conselho Gestor na nova Fazenda Experimental da EPAMIG – a de Uberlândia (FEUB). Em seguida, o diretor Técnico da EPAMIG, Enilson Abrahão, destacará a atuação da Empresa na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Na sequência, os pesquisadores da EPAMIG apresentarão os programas de pesquisa desenvolvidos pela Empresa: Produção em Bovinos; Floricultura; Olericultura; Cafeicultura; Processamento Agroindustrial (principalmente queijos e produtos lácteos); Grandes Culturas (principalmente milho, arroz, feijão e cana-de-açúcar); Fruticultura; Silvicultura e Meio Ambiente; Agroenergia e Aquicultura. Outras duas Mostras Tecnológicas serão realizadas pela EPAMIG ainda neste primeiro semestre: Em Leopoldina e Itabira.



Prodesag e Conselho Gestor da Fazenda Experimental

O Prodesag, criado com o objetivo de fazer com que a EPAMIG esteja mais presente nos municípios a partir da abertura de suas unidades para a sociedade através da disponibilização de suas pesquisas e tecnologias geradas e da gestão compartilhada, está sendo implantado na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, onde a EPAMIG instala a quarta Fazenda Experimental, a de Uberlândia. A intenção é incentivar a sociedade a se tornar parceira da Empresa, o que possibilita uma maior aproximação, além da promoção e auto-sustentação do agronegócio.

A instalação do Conselho Gestor é uma das estratégias contidas no Prodesag, pois a gestão participativa visa melhorar a qualidade das gestões da unidade da EPAMIG e das pesquisas que são realizadas nas unidades onde ele é instalado. Segundo o presidente da EPAMIG, os Conselhos Gestores facilitam a abertura das unidades da Empresa à participação das instituições parceiras, interessadas nas atividades desenvolvidas pela EPAMIG. O Conselho Gestor aprova o Plano Anual de Trabalho da unidade e conhece o relatório de execução do Plano de Trabalho do ano anterior. “É uma estratégia também para aproximar as atividades das nossas Fazendas Experimentais das demandas das regiões onde elas estão inseridas, além de permitir que a sociedade acompanhe melhor o desenvolvimento dos trabalhos da EPAMIG e seus resultados e possa avaliá-los”, explica Baldonedo. A primeira reunião do Conselho Gestor da Fazenda Experimental de Uberlândia acontecerá no dia seguinte à instalação do Conselho (26), às 10h, na sede da unidade.



3ª. Mostra Tecnológica da EPAMIG

Data: 25.03.2009 – 16h

Local: Auditório do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Uberlândia Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 – Bairro Santa Mônica – Uberlândia - MG

Mais Notícias Relacionadas

Exportações de carne aumentam mais de 230% no Brasil

No Brasil, as exportações de carne aumentaram 231,5% em abril. Para se ter uma ideia, foram embarcadas 122 mil toneladas de carne, que seguiram do Porto de Santos para países, como China, Hong Kong e Rússia. Segundo informações divulgadas por autoridades portuárias, foram exportadas 82,54 mil toneladas de carne bovina (mais 303,9% de aumento).

CPT Cursos Presenciais lança curso na área de Irrigação

O Curso de “Irrigação: conceitos básicos e aplicações” é voltado para todos os profissionais que possuem relação com a agricultura irrigada. Com uma carga horária de 20 horas, serão tratados assuntos como a importância da irrigação, tipos de sistemas de irrigação,...

Preços ao produtor: variação nula na 2ª quadrissemana de março

Na segunda quadrissemana de março, o Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR) fechou com variação nula quando comparados ao mesmo período do mês anterior, informa o Instituto de Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (IEA). O índice dos...