Aumentam exportações de carne bovina no primeiro bimestre de 2019

“Estamos entre os maiores exportadores de carne bovina do mundo devido ao bom padrão do produto. Na verdade, a cadeia da carne bovina brasileira passa por um processo de busca por qualidade, com base na avaliação da carcaça. Esta merece total atenção do pecuarista de corte, seja no abate dos animais no frigorífico, seja no manejo dos bovinos na fazenda pecuária”, afirma Pedro Veiga Rodrigues Paulino, professor do Curso CPT a Distância e Online Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas.

Em 2018, no Brasil, o índice de exportações de carne bovina bateu novo recorde, graças ao aumento de 11% quando comparado ao ano anterior. Segundo dados coletados pela Rabobank, os principais compradores foram China, Egito e Hong Kong. Já no primeiro bimestre de 2019, a Rússia se destacou como um dos principais compradores da carne bovina brasileira. Foram enviadas para esse país mais de 400 mil toneladas do produto.

Na verdade, o ano de 2019 começou bastante promissor para os pecuaristas de corte, que comercializam seus produtos para o mercado externo. O volume de exportações da carne bovina nacional continua com significativo crescimento (cerca de 7% no primeiro bimestre do ano). Já no mercado interno, o consumo apresentou uma ligeira queda, principalmente pelas obrigações tributárias dos brasileiros no início do ano.

A Rabobank espera que os brasileiros voltem a consumir a carne de boi com a gradativa melhora na economia do país. “O consumo de proteína animal pode chegar próximo aos níveis pré-crise”, ressalta a multinacional holandesa. Estima-se que, no primeiro semestre, o preço do boi gordo continue estável. Entretanto, a redução da oferta e o aumento da demanda por carne bovina, aumentarão o preço no segundo semestre.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Gado de Corte.

Leia o artigo "Melhoramento genético em Bovinos de Corte".

Fonte: agrolink.com.br

Por Andréa Oliveira.

Mais Notícias Relacionadas

Exportações de carne aumentam mais de 230% no Brasil

No Brasil, as exportações de carne aumentaram 231,5% em abril. Para se ter uma ideia, foram embarcadas 122 mil toneladas de carne, que seguiram do Porto de Santos para países, como China, Hong Kong e Rússia. Segundo informações divulgadas por autoridades portuárias, foram exportadas 82,54 mil toneladas de carne bovina (mais 303,9% de aumento).

CPT Cursos Presenciais lança curso na área de Irrigação

O Curso de “Irrigação: conceitos básicos e aplicações” é voltado para todos os profissionais que possuem relação com a agricultura irrigada. Com uma carga horária de 20 horas, serão tratados assuntos como a importância da irrigação, tipos de sistemas de irrigação,...

Preços ao produtor: variação nula na 2ª quadrissemana de março

Na segunda quadrissemana de março, o Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR) fechou com variação nula quando comparados ao mesmo período do mês anterior, informa o Instituto de Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (IEA). O índice dos...