Vantagens dos tanques de resfriamento de leite

O pecuarista leiteiro deve garantir a qualidade do leite, assim como o proprietário do laticínio. Nesse contexto, os tanques de resfriamento de leite merecem destaque. Quaisquer falhas na conservação do leite cru favorecem o desenvolvimento de bactérias, que comprometem até mesmo os produtos lácteos derivados desse leite, como manteiga, queijo, requeijão, iogurte, coalhada, entre outros.

“Para oferecer ao consumidor leite e derivados com bom padrão qualitativo, é realizado o pré-resfriamento do leite, que impede a rápida ação dos patógenos. As alterações microbianas no leite podem ser comprovadas com a contagem de células somáticas e a contagem bacteriana total”, ressalta Leonardo Cotta Quintão, médico veterinário e professor do Curso CPT Controle de Mastite (CCS) e Contagem Bacteriana Total (CBT) do Leite - De Acordo com a IN 77.

Resfriamento duas horas após a ordenha


A boa notícia é que produzir leite de qualidade não requer equipamentos sofisticados. Basta investir em tanques de resfriamento. Eles devem ser instalados na própria fazenda produtora até que um caminhão-tanque isotérmico chegue para coletá-lo. Vale lembrar que o leite deve ser rapidamente transportado até os laticínios, mas antes deve ser resfriado, preferencialmente a 4°C, duas horas após a ordenha.

Inibição do crescimento de bactérias láticas


Todos esses cuidados impedem o aumento da população de microrganismos de fermentação lática, que se multiplicam rapidamente acima de 15°C. Entretanto, boas práticas de higienização em indústrias de alimentos também devem ser adotadas. Além disso, é indispensável averiguar se o resfriamento tem início imediato, após a alimentação do tanque de resfriamento, e se o agitador opera continuamente.

Possibilidade de coleta do leite em dias alternados


Com isso, os tanques de resfriamento proporcionam ao leite melhor sabor, o que resulta em produtos lácteos diferenciados. Além disso, quando submetido a baixas temperaturas, o leite cru pode ser coletado em dias alternados. Sem falar que o sistema de coleta a granel, por meio de caminhões-tanques isotérmicos, maximiza o volume de coleta, o que aumenta a rentabilidade dos negócios.

Vantagens dos tanques de resfriamento de leite:


->Permite horários de ordenha mais flexíveis;
->Permite horários de coleta do leite mais flexíveis;
->Mantém o número de CCS nos padrões da normalidade;
->Mantém o número de CBT nos padrões da normalidade;
->Aumenta a rentabilidade do pecuarista leiteiro;
->Melhora a qualidade de vida do produtor de leite;
->Evita a desqualificação do leite por acidez;
->Inibe o crescimento de bactérias láticas;
->Aumenta os ganhos com bonificação;
->Melhora o padrão qualitativo do leite;
->Melhora o sabor do leite;
->Reduz o valor do frete.

Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Leite.

Leia o artigo "Dicas para alimentar o rebanho bovino na seca."

Fonte: cpt.com.br

Por Andréa Oliveira.

Mais Artigos Relacionados

Tem ordenhadeiras mecânicas? Então cuide bem dos equipamentos

"Os equipamentos de ordenha desempenham funções importantes na produção leiteira, e é fundamental compreender seus principais objetivos e finalidades", explica o professor Juliano Resende, do curso CPT Ordenha Mecânica. E quais são esses objetivos e finalidades?

Cogumelo Champignon: muita demanda e alto retorno financeiro

É possível obter bons lucros financeiros com a produção de cogumelos champignon, você sabia? Devido ao seu alto teor proteico, o cultivo de cogumelos tem sido considerado uma alternativa promissora para aumentar a oferta de proteína em países em desenvolvimento e com altos índices de desnutrição.

Por que o choco é ruim para os avicultores? Entenda!

O choco, comportamento natural de galinhas após posturas, pode ser prejudicial para os avicultores que se dedicam à produção de ovos. Isso acontece porque, durante esse período que dura cerca de 21 dias, as galinhas reduzem ou param de botar ovos e adotam comportamentos agressivos, como bicar e tentar intimidar quem se aproxima dos ninhos.