Saiba tudo sobre a raça bovina Nelore

No Brasil, a fama do Nelore teve início, em 1950, com a participação do bovino em provas de peso. “O rápido ganho de peso, além da precocidade, rusticidade e resistência tornaram a raça Nelore conhecida em todo o território nacional”, ressalta Paulo Eduardo Fonseca Loureiro, médico veterinário, Mestre em Produtividade Animal e professor do Curso CPT Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore.

Além disso, a vaca Nelore é considerada uma boa parideira e geradora de bezerros vigorosos e saudáveis. Todos esses atributos tornam o gado Nelore um negócio rentável e promissor, tanto que o rebanho tem dominado o setor pecuário nacional. Com o melhoramento genético, ao longo dos anos, os bovinos Nelore aprimoraram suas aptidões para produção de carne de qualidade, com alto valor agregado.

Embora algumas linhagens do Nelore tenham apresentado aptidão para produção de leite, no Brasil, o predomínio é a produção de carne. Como a criação de bovinos Nelore para abate é mais lucrativa e requer menos mão de obra, os pecuaristas preferem investir nesses animais para frigorífico. Atualmente, o cruzamento tropical para corte de Nelore com Nelore tem apresentado ótimos resultados econômicos.

Características físicas do Nelore fundamental


Nos bovinos Nelore fundamental, predominam a pelagem branca e cinza clara. Há também bovinos com pelagem vermelha, bem como mesclada em vermelha e branca ou preta e branca. Seus chifres são curtos, mas há também Nelores mochos. Quanto ao crânio do bovino, ele é comprido e em forma de ataúde. Além disso, o animal apresenta arcadas orbitárias não proeminentes, bem como perfil semiconvexo ou levemente convexo.

Características físicas do Nelore majestático


Nos bovinos Nelore majestático, os chifres são variados. O mais comum é o chifre estaca curta, além do chifre misorado (longo ou curto), com pontas voltadas para a frente. Há também o chifre penteado para trás, para a lateral ou para baixo. Alguns animais Nelore apresentam chifre lirado (alto ou baixo), ou ainda chifre livre, sem descrição. Por fim, temos o chifre sem suporte ósseo no crânio, conhecido como chifre banana.

Suas orelhas são curtas e lembram uma lança. Seus olhos são elípticos e, na lateral, uma linha paralela passa por eles e pela base dos chifres. Já na parte frontal, uma linha perpendicular passa pelos olhos e pela base dos chifres. Quanto à marrafa, ela é estreita, com uma linha reta ou semicôncava. A giba do animal apresenta tamanho médio, com comprimento idêntico ao do crânio nos machos.

Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Corte.

Leia o artigo "Seleção de bovinos para reprodução."

Fonte: cpt.com.br

Por Andréa Oliveira.

Mais Artigos Relacionados

Tem ordenhadeiras mecânicas? Então cuide bem dos equipamentos

"Os equipamentos de ordenha desempenham funções importantes na produção leiteira, e é fundamental compreender seus principais objetivos e finalidades", explica o professor Juliano Resende, do curso CPT Ordenha Mecânica. E quais são esses objetivos e finalidades?

Cogumelo Champignon: muita demanda e alto retorno financeiro

É possível obter bons lucros financeiros com a produção de cogumelos champignon, você sabia? Devido ao seu alto teor proteico, o cultivo de cogumelos tem sido considerado uma alternativa promissora para aumentar a oferta de proteína em países em desenvolvimento e com altos índices de desnutrição.

Por que o choco é ruim para os avicultores? Entenda!

O choco, comportamento natural de galinhas após posturas, pode ser prejudicial para os avicultores que se dedicam à produção de ovos. Isso acontece porque, durante esse período que dura cerca de 21 dias, as galinhas reduzem ou param de botar ovos e adotam comportamentos agressivos, como bicar e tentar intimidar quem se aproxima dos ninhos.