Quais as principais vantagens da pesagem de bovinos?

Muitos pecuaristas realizam a pesagem dos bovinos visualmente, pois aprenderam na prática. Eles não investem em métodos de precisão, pois acham desnecessária a movimentação dos animais somente para a pesagem. No Brasil, poucas fazendas pecuárias contam com balanças no curral para pesar o rebanho no momento da venda ou negociação, pois o investimento é alto.

Por esses motivos, alguns pecuaristas têm utilizado aplicativos para a pesagem. Com uma câmara 3D portátil e um software de última geração, é possível estimar o peso do gado. Automaticamente, o boi é filmado com a câmera 3D e sua imagem é captada para a análise do peso. Com isso, o rebanho não precisa ser movimentado para o curral, o que evita o estresse do animal e a consequente perda de peso.

Vale destacar que a pesagem dos bovinos é uma prática indispensável em todas as fases da criação, pois permite ao pecuarista avaliar o ganho de peso do animal, o índice de desenvolvimento do animal e o potencial de produção da pastagem. Por meio dela, também é possível pesquisar os indicadores econômicos do rebanho e selecionar os animais para melhoramento genético.

Principais vantagens da pesagem de bovinos


Para decisões mais rápidas e assertivas, é importante acompanhar a evolução do ganho de peso do rebanho. No processo de pesagem, se o animal não estiver ganhando peso da forma adequada, o pecuarista pode mudar estrategicamente a dieta do animal. Dentre as vantagens da pesagem dos bovinos, temos:

Identificar o momento certo para o abate

Ao acompanhar continuamente o ganho de peso do animal, é possível identificar o momento certo para o abate. Se a pesagem comprovar que o bovino apresenta bom desempenho e bom ganho de peso, esse animal pode permanecer mais tempo confinado. Já o bovino com mau desempenho e baixo índice de ganho de peso pode seguir diretamente para o abate, o que reduz significativamente os custos do pecuarista com confinamento e alimentação.

Avaliar o desempenho produtivo dos bovinos

Com a pesagem dos bovinos, o produtor consegue gerar dados em detalhes sobre a evolução do ganho de peso dos animais. Com isso, é possível identificar os bovinos com melhor desempenho. Após avaliar os resultados, torna-se mais fácil melhorar a nutrição e a genética desses animais.

Aumentar a lucratividade dos negócios

Por fim, a pesagem do gado aumenta a lucratividade dos negócios graças a informações relevantes para um ganho proporcional com o rebanho. E com a tecnologia como aliada do pecuarista o processo é otimizado, o que gera resultados ainda melhores ao produtor.

Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Corte:

Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção

Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas

Gestão na Pecuária de Corte

Fonte: tecnologianocampo.com.br

Por Andréa Oliveira

Mais Artigos Relacionados

Quais as principais vantagens da pesagem de bovinos?

A pesagem dos bovinos é uma prática indispensável em todas as fases da criação, pois permite ao pecuarista avaliar o ganho de peso do animal, o índice de desenvolvimento do animal e o potencial de produção da pastagem. Por meio dela, também é possível pesquisar os indicadores econômicos do rebanho e selecionar os animais para melhoramento genético.

Como cuidar da saúde do úbere das vacas leiteiras?

Cuidar da saúde do úbere das vacas leiteiras é primordial para produzir leite de qualidade. Um dos principais cuidados para a manutenção de um úbere saudável é com a alimentação da vaca leiteira, que deve ser rica em vitaminas e minerais, principalmente vitamina A, vitamina E, cobre, selênio e zinco.

Tudo o que você precisa saber sobre feno

O feno pode ser composto por aveia (Avena sativa), azevém (Lolium multiflorum), cevada Hordeum vulgare), coast-cross (Cynodon dactylon) e outras gramíneas. Além disso, ele pode ser constituído de algumas espécies leguminosas, como alfafa (Medicago sativa) e trevo (Trifolium). Entretanto, elas devem ser cortadas antes da floração.