Quais as melhores raças de bovinos de corte?

Quem pretende investir na pecuária de corte deve conhecer as raças bovinas mais rentáveis. Algumas se adaptam melhor a regiões com temperaturas mais elevadas, outras são mais resistentes a parasitoses. Além disso, é importante identificar a raça mais adequada à determinada região e ao sistema de criação implantado na propriedade. Dessa forma, o investimento alcançará o merecido retorno e em tempo relativamente rápido.

Nelore


Com porte grande e bem desenvolvido, o Nelore produz carne com rendimento em torno de 55%. “Sua adaptação a regiões com altas temperaturas e sua resistência a parasitoses o torna uma das raças mais produzidas no Brasil”, ressalta Paulo Eduardo Fonseca Loureiro, médico veterinário e professor do Curso CPT Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore.

Angus


O Aberdeen Angus apresenta carne com excelente padrão de qualidade, principalmente pelo marmoreio e pela capa de gordura uniforme. Além disso, trata-se de um bovino fértil e precoce, com grande facilidade de parto, o que gera boa margem de lucro aos pecuaristas. Como é longevo, esse bovino produz uma grande quantidade de crias ao longo de sua vida reprodutiva.

Brangus


O Brangus originou-se dos cruzamentos entre Aberdeen Angus e Brahman. Como resultado, surgiu um bovino rústico e resistente a parasitoses. A raça é precoce sexualmente e a fêmea apresenta habilidades maternas. Sem falar do marmoreio e excelente acabamento da carcaça. Além disso, o bovino se adapta bem ao confinamento, com ótimo ganho de peso.

Brahman


O Brahman adapta-se bem ao clima tropical e produz bezerros precoces. Graças ao seu bom desempenho produtivo e reprodutivo, a raça traz alta lucratividade ao pecuarista. Até mesmo porque os touros e as fêmeas da raça são utilizados em programas de inseminação artificial, transferência de embriões e fertilização in vitro.

Hereford


O Hereford apresenta grande porte e musculatura forte, com elevada capacidade de engorda, que permite o abate aos 20 meses de vida. A raça apresenta excelente acabamento da carcaça, com gordura bem distribuída de alta qualidade (marmoreio). Além disso, apresenta alta fertilidade e eficiência alimentar, bem como adaptação a vários sistemas de produção.

Senepol


O Senepol apresenta rápido ciclo de engorda, o que permite o abate precoce do animal. Além disso, tem boa conversão alimentar e fácil adaptação a diferentes dietas. Sem falar da tolerância a temperaturas elevadas e grande resistência a parasitoses. Sua longevidade e seu alto desempenho reprodutivo o fazem participar de cruzamentos industriais.

Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Corte:

Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore

Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo

Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro

Fonte: Nutrição & Saúde Animal - nutricaoesaudeanimal.com.br

Por Andréa Oliveira.

Mais Artigos Relacionados

Principais cuidados com o cocho para gado de corte

Embora o cocho para gado de corte possa perecer algo trivial, sua importância não deve ser subestimada. Alguns pecuaristas usam materiais inadequados para a construção dos cochos, o que pode gerar alguns problemas no momento da alimentação dos animais. Para evitar isso, é fundamental construir os cochos com materiais de qualidade, em tamanho e altura apropriados.

Quais os estágios do parto em vacas?

Normalmente, o parto em vacas acontece em três estágios distintos. Torna-se essencial ao pecuarista conhecer cada estágio, para tomar a melhor decisão diante de imprevistos. Em alguns casos, como em partos gemelares, ou quando os bezerros são muito grandes, a assistência de um médico veterinário se faz necessária.

Dicas de instalações do Compost Barn para gado leiteiro

No Compost Barn ou Celeiro de Compostagem, o gado leiteiro é mantido em uma área com cobertura de serragem. Embora simples, as instalações contam com pé direito alto e ventiladores, para maior conforto e bem-estar das vacas leiteiras. Entretanto, o manejo sanitário dos animais deve ser impecável, desde a limpeza e desinfecção das instalações até a substituição da cama.