Quais as doenças mais comuns em bezerros?

Uma das fases mais críticas da criação de bovinos ocorre nas semanas iniciais de vida dos bezerros. Devido à baixa imunidade por serem muito novos, eles são frágeis e vulneráveis a doenças. Sendo assim, “o pecuarista deve monitorar continuamente esses animais. Se constatada alguma anormalidade, deve-se procurar um médico veterinário para um tratamento rápido e eficiente”, explica Jackson Victor de Araújo, médico veterinário e professor do Curso CPT Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose.

Tristeza parasitária bovina


Os agentes transmissores da tristeza parasitária bovina são os insetos hematófagos (alimentam-se de sangue) e os carrapatos. A baixa imunidade dos bezerros nos meses de vida iniciais os torna vulneráveis a essa doença, cujos sintomas são anemia, urina com traços de sangue (cor escura), desidratação, febre, respiração ofegante e, em casos mais graves, a morte do animal.

Ministrar medicamentos preventivos e realizar um controle eficiente de carrapatos evita que os animais sejam acometidos por esse mal.

Onfaloflebite


Quando a veia umbilical do bezerro inflama devido a descuidos na cura do umbigo, surge uma doença conhecida como onfaloflebite. Trata-se de uma infecção que compromete o processo de cicatrização do umbigo deixando o canal aberto, o que facilita a contaminação por microrganismos patógenos.

Os principais sintomas são dores no abdome, aumento do umbigo e, em casos mais graves, abscesso hepático. Para evitar que o bezerro seja atingido por essa doença, o pecuarista deve realizar a cura do umbigo correta, com uso de produtos desinfetantes, como iodo.

Pneumonia


A pneumonia em bezerros pode ser aguda ou subclínica e, em casos mais graves, pode levar o animal à morte. Normalmente, a doença ocorre de 6 a 8 semanas de vida do bezerro, cujos sintomas são fraqueza, dificuldade de respiração, catarro, diarreia e febre alta (acima de 41°C). A vacinação dos bezerros é a melhor forma de prevenir a pneumonia. Sem falar que os animais devem ser protegidos do frio, da umidade e de locais sujos e empoeirados.

Diarreia


A diarreia é uma das doenças mais comuns em bezerros, causada por vírus, bactérias ou protozoários. A baixa imunidade, bem como a falta de limpeza e desinfecção de instalações e instrumentos expõem os animais a esses agentes patógenos. Como sintomas, podemos citar focinho e boca secos, cauda levantada, cólica, diarreia, desidratação e, em casos mais graves, a morte do animal.

Garantir aos bezerros alojamentos limpos e desinfetados, sem lotação excessiva de animais são formas de prevenir esse mal. Outra medida a ser tomada como regra é o fornecimento de colostro aos bezerros neonatos para fortalecer seu sistema imunológico.

Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Corte:

Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose

Cria de Bezerros de Corte

Recria de Bezerros de Corte

Fonte: Fundação Roge

Por Andréa Oliveira

Mais Artigos Relacionados

Quais as principais vantagens da pesagem de bovinos?

A pesagem dos bovinos é uma prática indispensável em todas as fases da criação, pois permite ao pecuarista avaliar o ganho de peso do animal, o índice de desenvolvimento do animal e o potencial de produção da pastagem. Por meio dela, também é possível pesquisar os indicadores econômicos do rebanho e selecionar os animais para melhoramento genético.

Como cuidar da saúde do úbere das vacas leiteiras?

Cuidar da saúde do úbere das vacas leiteiras é primordial para produzir leite de qualidade. Um dos principais cuidados para a manutenção de um úbere saudável é com a alimentação da vaca leiteira, que deve ser rica em vitaminas e minerais, principalmente vitamina A, vitamina E, cobre, selênio e zinco.

Tudo o que você precisa saber sobre feno

O feno pode ser composto por aveia (Avena sativa), azevém (Lolium multiflorum), cevada Hordeum vulgare), coast-cross (Cynodon dactylon) e outras gramíneas. Além disso, ele pode ser constituído de algumas espécies leguminosas, como alfafa (Medicago sativa) e trevo (Trifolium). Entretanto, elas devem ser cortadas antes da floração.