Quais as doenças mais comuns em bezerros?

Uma das fases mais críticas da criação de bovinos ocorre nas semanas iniciais de vida dos bezerros. Devido à baixa imunidade por serem muito novos, eles são frágeis e vulneráveis a doenças. Sendo assim, “o pecuarista deve monitorar continuamente esses animais. Se constatada alguma anormalidade, deve-se procurar um médico veterinário para um tratamento rápido e eficiente”, explica Jackson Victor de Araújo, médico veterinário e professor do Curso CPT Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose.

Tristeza parasitária bovina


Os agentes transmissores da tristeza parasitária bovina são os insetos hematófagos (alimentam-se de sangue) e os carrapatos. A baixa imunidade dos bezerros nos meses de vida iniciais os torna vulneráveis a essa doença, cujos sintomas são anemia, urina com traços de sangue (cor escura), desidratação, febre, respiração ofegante e, em casos mais graves, a morte do animal.

Ministrar medicamentos preventivos e realizar um controle eficiente de carrapatos evita que os animais sejam acometidos por esse mal.

Onfaloflebite


Quando a veia umbilical do bezerro inflama devido a descuidos na cura do umbigo, surge uma doença conhecida como onfaloflebite. Trata-se de uma infecção que compromete o processo de cicatrização do umbigo deixando o canal aberto, o que facilita a contaminação por microrganismos patógenos.

Os principais sintomas são dores no abdome, aumento do umbigo e, em casos mais graves, abscesso hepático. Para evitar que o bezerro seja atingido por essa doença, o pecuarista deve realizar a cura do umbigo correta, com uso de produtos desinfetantes, como iodo.

Pneumonia


A pneumonia em bezerros pode ser aguda ou subclínica e, em casos mais graves, pode levar o animal à morte. Normalmente, a doença ocorre de 6 a 8 semanas de vida do bezerro, cujos sintomas são fraqueza, dificuldade de respiração, catarro, diarreia e febre alta (acima de 41°C). A vacinação dos bezerros é a melhor forma de prevenir a pneumonia. Sem falar que os animais devem ser protegidos do frio, da umidade e de locais sujos e empoeirados.

Diarreia


A diarreia é uma das doenças mais comuns em bezerros, causada por vírus, bactérias ou protozoários. A baixa imunidade, bem como a falta de limpeza e desinfecção de instalações e instrumentos expõem os animais a esses agentes patógenos. Como sintomas, podemos citar focinho e boca secos, cauda levantada, cólica, diarreia, desidratação e, em casos mais graves, a morte do animal.

Garantir aos bezerros alojamentos limpos e desinfetados, sem lotação excessiva de animais são formas de prevenir esse mal. Outra medida a ser tomada como regra é o fornecimento de colostro aos bezerros neonatos para fortalecer seu sistema imunológico.

Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Corte:

Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose

Cria de Bezerros de Corte

Recria de Bezerros de Corte

Fonte: Fundação Roge

Por Andréa Oliveira

Mais Artigos Relacionados

Principais cuidados com o cocho para gado de corte

Embora o cocho para gado de corte possa perecer algo trivial, sua importância não deve ser subestimada. Alguns pecuaristas usam materiais inadequados para a construção dos cochos, o que pode gerar alguns problemas no momento da alimentação dos animais. Para evitar isso, é fundamental construir os cochos com materiais de qualidade, em tamanho e altura apropriados.

Quais os estágios do parto em vacas?

Normalmente, o parto em vacas acontece em três estágios distintos. Torna-se essencial ao pecuarista conhecer cada estágio, para tomar a melhor decisão diante de imprevistos. Em alguns casos, como em partos gemelares, ou quando os bezerros são muito grandes, a assistência de um médico veterinário se faz necessária.

Dicas de instalações do Compost Barn para gado leiteiro

No Compost Barn ou Celeiro de Compostagem, o gado leiteiro é mantido em uma área com cobertura de serragem. Embora simples, as instalações contam com pé direito alto e ventiladores, para maior conforto e bem-estar das vacas leiteiras. Entretanto, o manejo sanitário dos animais deve ser impecável, desde a limpeza e desinfecção das instalações até a substituição da cama.