Quais as doenças mais comuns em bezerros?

Uma das fases mais críticas da criação de bovinos ocorre nas semanas iniciais de vida dos bezerros. Devido à baixa imunidade por serem muito novos, eles são frágeis e vulneráveis a doenças. Sendo assim, “o pecuarista deve monitorar continuamente esses animais. Se constatada alguma anormalidade, deve-se procurar um médico veterinário para um tratamento rápido e eficiente”, explica Jackson Victor de Araújo, médico veterinário e professor do Curso CPT Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose.

Tristeza parasitária bovina


Os agentes transmissores da tristeza parasitária bovina são os insetos hematófagos (alimentam-se de sangue) e os carrapatos. A baixa imunidade dos bezerros nos meses de vida iniciais os torna vulneráveis a essa doença, cujos sintomas são anemia, urina com traços de sangue (cor escura), desidratação, febre, respiração ofegante e, em casos mais graves, a morte do animal.

Ministrar medicamentos preventivos e realizar um controle eficiente de carrapatos evita que os animais sejam acometidos por esse mal.

Onfaloflebite


Quando a veia umbilical do bezerro inflama devido a descuidos na cura do umbigo, surge uma doença conhecida como onfaloflebite. Trata-se de uma infecção que compromete o processo de cicatrização do umbigo deixando o canal aberto, o que facilita a contaminação por microrganismos patógenos.

Os principais sintomas são dores no abdome, aumento do umbigo e, em casos mais graves, abscesso hepático. Para evitar que o bezerro seja atingido por essa doença, o pecuarista deve realizar a cura do umbigo correta, com uso de produtos desinfetantes, como iodo.

Pneumonia


A pneumonia em bezerros pode ser aguda ou subclínica e, em casos mais graves, pode levar o animal à morte. Normalmente, a doença ocorre de 6 a 8 semanas de vida do bezerro, cujos sintomas são fraqueza, dificuldade de respiração, catarro, diarreia e febre alta (acima de 41°C). A vacinação dos bezerros é a melhor forma de prevenir a pneumonia. Sem falar que os animais devem ser protegidos do frio, da umidade e de locais sujos e empoeirados.

Diarreia


A diarreia é uma das doenças mais comuns em bezerros, causada por vírus, bactérias ou protozoários. A baixa imunidade, bem como a falta de limpeza e desinfecção de instalações e instrumentos expõem os animais a esses agentes patógenos. Como sintomas, podemos citar focinho e boca secos, cauda levantada, cólica, diarreia, desidratação e, em casos mais graves, a morte do animal.

Garantir aos bezerros alojamentos limpos e desinfetados, sem lotação excessiva de animais são formas de prevenir esse mal. Outra medida a ser tomada como regra é o fornecimento de colostro aos bezerros neonatos para fortalecer seu sistema imunológico.

Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Corte:

Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose

Cria de Bezerros de Corte

Recria de Bezerros de Corte

Fonte: Fundação Roge

Por Andréa Oliveira

Mais Artigos Relacionados

Como a terapia floral pode promover saúde e qualidade de vida?

Este curso foi elaborado para atender às necessidades de terapeutas e usuários de Terapia Floral. Ele aborda o histórico dessa prática, sua abordagem, o procedimento de preparação de florais e a condução da anamnese e seleção de essências. Além disso, apresenta as essências dos principais sistemas de florais utilizados.

Tem ordenhadeiras mecânicas? Então cuide bem dos equipamentos

"Os equipamentos de ordenha desempenham funções importantes na produção leiteira, e é fundamental compreender seus principais objetivos e finalidades", explica o professor Juliano Resende, do curso CPT Ordenha Mecânica. E quais são esses objetivos e finalidades?

Cogumelo Champignon: muita demanda e alto retorno financeiro

É possível obter bons lucros financeiros com a produção de cogumelos champignon, você sabia? Devido ao seu alto teor proteico, o cultivo de cogumelos tem sido considerado uma alternativa promissora para aumentar a oferta de proteína em países em desenvolvimento e com altos índices de desnutrição.