Principais cuidados com o cocho para gado de corte

Embora o cocho para gado de corte possa perecer algo trivial, sua importância não deve ser subestimada. Alguns pecuaristas usam materiais inadequados para a construção dos cochos, o que pode gerar alguns problemas no momento da alimentação dos bovinos. Para evitar isso, é fundamental construir os cochos com materiais de qualidade, em tamanho e altura apropriados, para que os animais possam se alimentar, sem competirem uns com os outros.

Altura


A altura do cocho depende basicamente da idade e fase de desenvolvimento do bovino. Nesse sentido, os cochos para bezerros devem apresentar cerca de 40 centímetros de altura. Já os cochos para bovinos em fase de crescimento devem apresentar 70 centímetros de altura. Quanto aos cochos para bovinos em fase adulta, devem apresentar aproximadamente 1 metro de altura.

Tamanho


O tamanho do cocho depende da quantidade de bovinos a ser alimentada e do tipo de suplemento a ser oferecido. Quando o cocho é pequeno, em relação ao número de animais a se alimentar nele, podem ocorrer disputas por alimento, o que resulta em brigas.

Com base nessas considerações, o cocho para sal mineral deve apresentar 5 centímetros por bovino, enquanto o cocho para proteico energético, 25 centímetros por bovino. Já o cocho para ração de confinamento ou semiconfinamento deve apresentar 40 centímetros por bovino.

Localização


O cocho deve ser instalado perto de fontes de água ou bebedouros. Além de permitir o fácil acesso, a localização do cocho não deve ser em áreas sujas nem úmidas para não ocorrer possíveis contaminações do alimento. O ideal é que o cocho seja construído em terreno plano.

Manutenção


Com o passar do tempo, o cocho pode arriar, trincar ou apresentar desgastes, principalmente pelo uso de sal mineral. Nesse sentido, é indispensável realizar a manutenção periódica dos cochos em busca de algo (pedaços de plástico duro ou farpas de madeira), que possa causar ferimentos na língua e na boca dos bovinos.

Além disso, o pecuarista deve atentar para a presença de fungos em trincas. Se o cocho for de tambor de plástico, eles também podem apresentar rachaduras e devem ser substituídos. Daí a necessidade de se reservar cochos extras para possíveis trocas.

Limpeza


Outro cuidado com o cocho refere-se à limpeza com água e escovão, pois produtos químicos não são recomendados. O procedimento deve ser realizado pela manhã para que o cocho seque completamente.

Normalmente, cochos e bebedouros são limpos simultaneamente, em especial quando os bebedouros apresentam limo. No mais, o cocho deve ser regularmente limpo para evitar restos de ração e suplementos, onde possam se desenvolver bactérias e fungos.

Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Corte:

Alimentação de Bovinos de Corte

Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais

Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte

Fonte: Nutrição e Saúde Animal

Por Andréa Oliveira

Mais Artigos Relacionados

Quais as principais vantagens da pesagem de bovinos?

A pesagem dos bovinos é uma prática indispensável em todas as fases da criação, pois permite ao pecuarista avaliar o ganho de peso do animal, o índice de desenvolvimento do animal e o potencial de produção da pastagem. Por meio dela, também é possível pesquisar os indicadores econômicos do rebanho e selecionar os animais para melhoramento genético.

Como cuidar da saúde do úbere das vacas leiteiras?

Cuidar da saúde do úbere das vacas leiteiras é primordial para produzir leite de qualidade. Um dos principais cuidados para a manutenção de um úbere saudável é com a alimentação da vaca leiteira, que deve ser rica em vitaminas e minerais, principalmente vitamina A, vitamina E, cobre, selênio e zinco.

Tudo o que você precisa saber sobre feno

O feno pode ser composto por aveia (Avena sativa), azevém (Lolium multiflorum), cevada Hordeum vulgare), coast-cross (Cynodon dactylon) e outras gramíneas. Além disso, ele pode ser constituído de algumas espécies leguminosas, como alfafa (Medicago sativa) e trevo (Trifolium). Entretanto, elas devem ser cortadas antes da floração.