O bem estar e a produtividade animal podem ser colocados em situação de risco devido a ação dos fatores ambientais que influenciam o comportamento animal. Cada animal possui comportamentos que são usados como ferramentas de adaptação ao meio ambiente.
O sistema produtivo animal é baseado em três itens principais: genética, alimentação e manejo. O manejo inclui muitos aspectos ligados à produção, entre eles: conforto ambiental, controle de doenças, programa reprodutivo e instalações para os animais.
Se o ambiente estiver desconfortável para o animal, pode acontecer o estresse calórico. Seu efeito sobre os sistemas fisiológicos dos bovinos pode ser tão forte a ponto de afetar a capacidade do animal de crescer, reproduzir e produzir eficientemente.
O ambiente quente afeta a fertilidade do gado de leite através da qualidade do sêmen, da atividade sexual da fêmea, da capacidade de concepção e da manutenção da gestação. Além disso, há alta mortalidade embrionária e alterações na expressão do estro, dificultando a identificação do cio, revertendo em grandes prejuízos financeiros para os produtores de leite.
Com o provimento de sombras ou redução na radiação solar incidente diretamente no animal, já se diminui a produção de calor e aumenta a facilidade de dissipação do calor para o ambiente.
Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite
Por Anna Luiza Mariquito
Existem diferentes formas de fornecimento do leite para as bezerras, os quais podem ser classificadas em dois grandes grupos: aleitamento artificial e aleitamento natural.
Nessa fase, os animais iniciam o consumo de alimentos sólidos. O objetivo da recria é melhorar a condição corporal dos animais para a reprodução, de acordo com a finalidade da criação.
O bem estar e a produtividade animal podem ser colocados em situação de risco devido a ação dos fatores ambientais que influenciam o comportamento animal.