Pecuaristas investem em inseminação artificial por suas inúmeras vantagens

A Inseminação Artificial em Tempo Fixo é uma tecnologia desenvolvida para melhorar o desempenho do rebanho. Como a técnica apresenta inúmeras vantagens, os pecuaristas têm investido cada vez mais na IATF. É importante destacar que muitos produtores encontram dificuldades para identificar problemas reprodutivos no rebanho, inclusive os comportamentais.

Algumas vezes, por exemplo, as fêmeas dominantes não se deixam montar ou impedem a monta de outras fêmeas. Em outros casos, os rufiões não apresentam libido necessária para realizarem várias montas. Sem falar que o tempo de monta pode ser curto, o que impede a atenta observação do período de cio da fêmea.

“A inseminação artificial traz maior praticidade ao manejo e gera benefícios para o rebanho, como a concentração dos nascimentos para o final da seca e a menor perda por doenças (verminoses e diarreia). Sem falar no ótimo retorno financeiro para o pecuarista”, afirma Luis Fonseca Matos, professor do Curso CPT a Distância e Online Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo.

Outras vantagens da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF):


->Aumenta o número de bezerros gerados da inseminação artificial feita com sêmen de touros melhorados;
->Padroniza os lotes de bezerros e melhora o preço comercial do rebanho;
->Melhora o controle zootécnico (descarte de bovídeos improdutivos);
->Induz a ciclicidade dos bovinos em anestro;
->Reduz o número de touros para repasse.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Gado de Leite.

Leia o artigo "Aspiração Folicular para FIV em Bovinos".

Fonte: cpt.com.br

Por Andréa Oliveira.

Mais Artigos Relacionados

Acabamento da carcaça em bovinos

Na pecuária de corte, durante o abate, avalia-se a gordura distribuída na carcaça do bovino para proceder à sua tipificação. O objetivo principal é alcançar maior aproveitamento, padronização e uniformidade das carcaças do lote. Quando a musculatura dos bovinos é bem desenvolvida e com bom acabamento de gordura, significa que eles produzirão carne de qualidade.

Gado de corte: tipos de confinamento e cerca ideal

No confinamento de gado de corte, os bovinos são separados em lotes e distribuídos em piquetes ou currais de terminação. Geralmente, essa prática pecuária é adotada no período de estiagem, momento em que o pasto perde a qualidade nutricional. Os sistemas mais comuns são o confinamento em galpão fechado, o confinamento a céu aberto e o confinamento parcialmente coberto.

Ganho de peso de bovinos de corte em confinamento

Os bovinos de corte em confinamento devem ser sadios, com bom desenvolvimento corporal e elevado potencial de ganho de peso. O ganho de peso dos bovinos de corte apresenta particularidades conforme a raça. Enquanto algumas raças apresentam mais massa muscular; outras apresentam maior volume de gordura.