Milho: um dos melhores concentrados para o gado

Os alimentos concentrados apresentam elevado teor de energia, constituídos de betacaroteno e xantofila (pigmento amarelo). Um bom exemplo é o milho (Zea mays), um dos melhores concentrados para o gado. “Além de fornecido como concentrado energético (grãos e farelo), ele pode ser fornecido como volumoso (milho hidropônico) igualmente nutritivo”, comenta Augusto Luís Ruegger Almeida Neves, professor do Curso CPT Cultivo de Milho Hidropônico - Para Alimentação Animal.

Farelo de milho


O farelo de milho pode vir da membrana externa dos grãos, que é constituída de farelo de gérmen de milho e outros elementos, após a extração do amido, glúten e gérmen. Esse concentrado apresenta 22% de proteína e energia semelhante à do sorgo. Outra alternativa é o farelo de milho residual após extração do amido de milho. Embora pouco palatável, ele é fornecido ao gado por ser fonte de proteína e energia.

Milho em grãos


Para ser fornecido ao rebanho, o milho em grãos não pode apresentar micotoxinas (substâncias tóxicas produzidas por fungos) nem pesticidas. Esse alimento concentrado é constituído de amido (60%), água (15%), glúten (10%), gérmen (8,5%) e casca (6,5%). Geralmente, os grãos de milho processados (moagem e laminação) apresentam alterações no valor nutritivo, o que pode comprometer a digestão.

Sabugos e palhas de milho


A espiga de milho apresenta 20% de sabugo e 10% de palhas (70% correspondem aos grãos). Tanto o sabugo como as palhas de milho são descartados na colheita do grão, mas ambos são aproveitados como concentrados para ruminantes. Embora apresentem baixo valor nutricional, o alto teor de fibras é indispensável à dieta do rebanho.

Sabugo e palha desintegrados


A palha e o sabugo de milho podem ser desintegrados por meio da moagem das espigas de milho inteiras. Embora apresente valor nutricional inferior ao do milho em grãos, esse concentrado é rico em fibras, além de alto teor energético. Além disso, o aproveitamento dos resíduos da colheita do milho, como alimento para gado, é uma forma sustentável de produção.

Conheça os Cursos CPT da Área Pastagens e Alimentação Animal.

Fonte: agronomia.com.br

Por Andréa Oliveira.

Mais Artigos Relacionados

Como a terapia floral pode promover saúde e qualidade de vida?

Este curso foi elaborado para atender às necessidades de terapeutas e usuários de Terapia Floral. Ele aborda o histórico dessa prática, sua abordagem, o procedimento de preparação de florais e a condução da anamnese e seleção de essências. Além disso, apresenta as essências dos principais sistemas de florais utilizados.

Tem ordenhadeiras mecânicas? Então cuide bem dos equipamentos

"Os equipamentos de ordenha desempenham funções importantes na produção leiteira, e é fundamental compreender seus principais objetivos e finalidades", explica o professor Juliano Resende, do curso CPT Ordenha Mecânica. E quais são esses objetivos e finalidades?

Cogumelo Champignon: muita demanda e alto retorno financeiro

É possível obter bons lucros financeiros com a produção de cogumelos champignon, você sabia? Devido ao seu alto teor proteico, o cultivo de cogumelos tem sido considerado uma alternativa promissora para aumentar a oferta de proteína em países em desenvolvimento e com altos índices de desnutrição.