Melhoramento genético em Bovinos de Corte

O melhoramento genético, tanto na criação de bovinos como na criação de qualquer espécie é de suma importância para o desenvolvimento, de forma que os novos indivíduos atendem aos objetivos desejados de acordo com a finalidade da criação.


De modo geral, o melhoramento está condicionado a vários fatores, ou seja, para que os indivíduos manifestem seu potencial genético é necessário que o meio ambiente também esteja adequado a este indivíduo, além de boa alimentação e um bom manejo.


Os cruzamentos em gado de corte, tem como finalidade: produção de heterose ou vigor híbrido, combinação de méritos genéticos de diferentes raças em um único indivíduo e possibilidade de incorporação de material genético desejável de forma rápida (o que em bovinos ainda é lento).


Os cruzamentos podem ser desenvolvidos de várias formas, a sua escolha irá depender de diversos fatores, tais como: ambiente, exigência de mercado, mão de obra disponível, nível gerencial, sistema de produção, viabilidade do uso de inseminação artificial e outras biotecnologias, objetivos do empreendimento, número de vacas e número e tamanho dos pastos.


Mais Artigos Relacionados

Como a terapia floral pode promover saúde e qualidade de vida?

Este curso foi elaborado para atender às necessidades de terapeutas e usuários de Terapia Floral. Ele aborda o histórico dessa prática, sua abordagem, o procedimento de preparação de florais e a condução da anamnese e seleção de essências. Além disso, apresenta as essências dos principais sistemas de florais utilizados.

Tem ordenhadeiras mecânicas? Então cuide bem dos equipamentos

"Os equipamentos de ordenha desempenham funções importantes na produção leiteira, e é fundamental compreender seus principais objetivos e finalidades", explica o professor Juliano Resende, do curso CPT Ordenha Mecânica. E quais são esses objetivos e finalidades?

Cogumelo Champignon: muita demanda e alto retorno financeiro

É possível obter bons lucros financeiros com a produção de cogumelos champignon, você sabia? Devido ao seu alto teor proteico, o cultivo de cogumelos tem sido considerado uma alternativa promissora para aumentar a oferta de proteína em países em desenvolvimento e com altos índices de desnutrição.