Manejo dos leitões ao chegar na maternidade

 

O colostro é a primeira vacina do recém-nascido. É necessário que a leitegada beba uma quantidade razoável de colostro para garantir um futuro saudável livre de doenças. Através do colostro, os leitões recebem uma série de anticorpos maternos.



Assim que a porca liberar o leite, os leitões devem ser encaminhados para mamar e, ao final, devem aprender a seguir em direção ao clipe, local onde encontram conforto térmico necessário. Dessa forma, evita-se a ocorrência de esmagamentos e organizamos a mamada para que todos os leitões mamem.



É preciso montar um escalonamento para funcionários, sobretudo nas primeiras 48 horas, para garantir que os leitões mamem sem competição e que sejam treinados a retornar ao clipe após cada mamada.



Para se iniciar a desmama, os leitões são retirados da baia da maternidade para longe da mãe. Esses leitões serão transferidos para a creche, de preferência em um horário mais tranquilo do dia para não causar estresse.



Quando o leitão não recebe o aleitamento adequado, seu desempenho poderá ficar comprometido nas fases seguintes do desenvolvimento. Portanto, o manejo aplicado à maternidade envolve cuidados ambientais, sanitários e alimentares diferenciados.



Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre o curso CPT? Assista ao vídeo abaixo: 

  

Conheça os Cursos CPT da área Suinocultura

Por Anna Luiza Mariquito

Mais Artigos Relacionados

Tem ordenhadeiras mecânicas? Então cuide bem dos equipamentos

"Os equipamentos de ordenha desempenham funções importantes na produção leiteira, e é fundamental compreender seus principais objetivos e finalidades", explica o professor Juliano Resende, do curso CPT Ordenha Mecânica. E quais são esses objetivos e finalidades?

Cogumelo Champignon: muita demanda e alto retorno financeiro

É possível obter bons lucros financeiros com a produção de cogumelos champignon, você sabia? Devido ao seu alto teor proteico, o cultivo de cogumelos tem sido considerado uma alternativa promissora para aumentar a oferta de proteína em países em desenvolvimento e com altos índices de desnutrição.

Por que o choco é ruim para os avicultores? Entenda!

O choco, comportamento natural de galinhas após posturas, pode ser prejudicial para os avicultores que se dedicam à produção de ovos. Isso acontece porque, durante esse período que dura cerca de 21 dias, as galinhas reduzem ou param de botar ovos e adotam comportamentos agressivos, como bicar e tentar intimidar quem se aproxima dos ninhos.