Instalações básicas necessárias para o sistema de ordenha

Dentre as instalações necessárias estão: sala de espera, sala de ordenha e sala de leite. Essas são de grande importância e, por isso, merecem ser bem planejadas, tendo como objetivo tornar o sistema de ordenha mais eficiente.



A sala de espera, também conhecida como curral de espera, é onde as matrizes em lactação aguardam para entrar na sala de ordenha. Deve ser um ambiente que promova conforto para as fêmeas, tanto com uma possível cobertura e com utilização de bebedouros.



Enquanto a sala de espera nem sempre é coberta, a sala de ordenha, ao contrário, deve ser obrigatoriamente uma instalação coberta. O local tem de ser arejado, deve ter laterais abertas e precisa ser de fácil limpeza. Outra característica importante para a sala de ordenha é a necessidade haver piso antiderrapante.



Já a sala de leite deve ficar localizada junto à sala de ordenha para facilitar o transporte do leite para o tanque de expansão, e, também, o livre acesso dos ordenhadores.



Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo: 


 


Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite

Por Anna Luiza Mariquito.

Mais Artigos Relacionados

Tem ordenhadeiras mecânicas? Então cuide bem dos equipamentos

"Os equipamentos de ordenha desempenham funções importantes na produção leiteira, e é fundamental compreender seus principais objetivos e finalidades", explica o professor Juliano Resende, do curso CPT Ordenha Mecânica. E quais são esses objetivos e finalidades?

Cogumelo Champignon: muita demanda e alto retorno financeiro

É possível obter bons lucros financeiros com a produção de cogumelos champignon, você sabia? Devido ao seu alto teor proteico, o cultivo de cogumelos tem sido considerado uma alternativa promissora para aumentar a oferta de proteína em países em desenvolvimento e com altos índices de desnutrição.

Por que o choco é ruim para os avicultores? Entenda!

O choco, comportamento natural de galinhas após posturas, pode ser prejudicial para os avicultores que se dedicam à produção de ovos. Isso acontece porque, durante esse período que dura cerca de 21 dias, as galinhas reduzem ou param de botar ovos e adotam comportamentos agressivos, como bicar e tentar intimidar quem se aproxima dos ninhos.