Dicas de instalações do Compost Barn para gado leiteiro

No Compost Barn ou Celeiro de Compostagem, o gado leiteiro é mantido em uma área com cobertura de serragem. “Embora simples, as instalações contam com pé direito alto e ventiladores, para maior conforto e bem-estar das vacas leiteiras”, afirma Aloisio Torres de Campos, professor do Curso CPT Conforto Animal para Maior Produção de Leite. Entretanto, o manejo sanitário dos animais deve ser impecável, desde a limpeza e desinfecção das instalações até a substituição da cama, que é aproveitada como composto orgânico.

Cuidados essenciais no manejo da cama


Como a cama é constituída de serragem, o seu manejo deve ser realizado adequadamente para não aumentar a umidade local e, muito menos, permitir que os animais se sujem (com fezes e urina) e se exponham à contaminação. Para isso, deve ser seguido um cronograma para manutenção da cama, a ser executado por profissionais bem treinados. No processo, o material deve ser revolvido duas (ou mais) vezes ao dia, no momento em que as vacas estão na sala de ordenha.

Além disso, a cama deve ser substituída periodicamente. Caso contrário, quaisquer falhas no manejo tornam o ambiente onde o rebanho leiteiro é criado suscetível ao desenvolvimento de microrganismos causadores de mastite, que comprometem a produção de leite e aumentam a CBT e CCS do leite.

Critérios para instalação do celeiro


O Celeiro de Compostagem (ou Compost Barn) deve ser instalado conforme alguns critérios, como: dimensionamento adequado ao número de animais confinados (impedir a superlotação), portões de entrada de fácil acesso a máquinas de manutenção da cama, pé direito alto, boa ventilação, boa luminosidade e material da cama de qualidade (sem sujeira nem umidade). Quando as instalações do celeiro são bem planejadas, os custos de produção são significativamente reduzidos.

Vantagens do Compost Barn:


->A manutenção das vacas leiteiras limpas e livres de contaminação por microrganismos causadores da mastite reduz a CBT e CCS do leite;
->Com a temperatura da cama elevada e a umidade reduzida, o processo de compostagem é otimizado;
->Com a garantia de um ambiente favorável ao conforto e bem-estar animal, as vacas leiteiras produzem muito mais;
->O correto manejo da cama proporciona ao rebanho leiteiro um ambiente confortável, limpo, livre de insetos e odores;
->Uma cama bem manejada melhora a locomoção dos animais e reduz os problemas nos cascos;
->O material retirado do celeiro de compostagem serve como adubo orgânico para ser aplicado nas lavouras;
->Quando a cama é removida do celeiro para troca, o material pode ser utilizado para gerar bioenergia;
->O potencial genético do rebanho leiteiro é maximizado, com aumento no desempenho produtivo e reprodutivo dos animais.

Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Leite:

Conforto Animal para Maior Produção de Leite

Produção de Leite em Confinamento

Ordenha Mecânica

Fonte: Compre Rural

Por Andréa Oliveira

Mais Artigos Relacionados

Quais os estágios do parto em vacas?

Normalmente, o parto em vacas acontece em três estágios distintos. Torna-se essencial ao pecuarista conhecer cada estágio, para tomar a melhor decisão diante de imprevistos. Em alguns casos, como em partos gemelares, ou quando os bezerros são muito grandes, a assistência de um médico veterinário se faz necessária.

Dicas de instalações do Compost Barn para gado leiteiro

No Compost Barn ou Celeiro de Compostagem, o gado leiteiro é mantido em uma área com cobertura de serragem. Embora simples, as instalações contam com pé direito alto e ventiladores, para maior conforto e bem-estar das vacas leiteiras. Entretanto, o manejo sanitário dos animais deve ser impecável, desde a limpeza e desinfecção das instalações até a substituição da cama.

Quais as doenças mais comuns em bezerros?

Uma das fases mais críticas da criação de bovinos ocorre nas semanas iniciais de vida dos bezerros. Devido à baixa imunidade por serem muito novos, eles são frágeis e vulneráveis a doenças. Sendo assim, “o pecuarista deve monitorar continuamente esses animais. Se constatada alguma anormalidade, deve-se procurar um médico veterinário para um tratamento rápido e eficiente.