Dicas de instalações do Compost Barn para gado leiteiro

No Compost Barn ou Celeiro de Compostagem, o gado leiteiro é mantido em uma área com cobertura de serragem. “Embora simples, as instalações contam com pé direito alto e ventiladores, para maior conforto e bem-estar das vacas leiteiras”, afirma Aloisio Torres de Campos, professor do Curso CPT Conforto Animal para Maior Produção de Leite. Entretanto, o manejo sanitário dos animais deve ser impecável, desde a limpeza e desinfecção das instalações até a substituição da cama, que é aproveitada como composto orgânico.

Cuidados essenciais no manejo da cama


Como a cama é constituída de serragem, o seu manejo deve ser realizado adequadamente para não aumentar a umidade local e, muito menos, permitir que os animais se sujem (com fezes e urina) e se exponham à contaminação. Para isso, deve ser seguido um cronograma para manutenção da cama, a ser executado por profissionais bem treinados. No processo, o material deve ser revolvido duas (ou mais) vezes ao dia, no momento em que as vacas estão na sala de ordenha.

Além disso, a cama deve ser substituída periodicamente. Caso contrário, quaisquer falhas no manejo tornam o ambiente onde o rebanho leiteiro é criado suscetível ao desenvolvimento de microrganismos causadores de mastite, que comprometem a produção de leite e aumentam a CBT e CCS do leite.

Critérios para instalação do celeiro


O Celeiro de Compostagem (ou Compost Barn) deve ser instalado conforme alguns critérios, como: dimensionamento adequado ao número de animais confinados (impedir a superlotação), portões de entrada de fácil acesso a máquinas de manutenção da cama, pé direito alto, boa ventilação, boa luminosidade e material da cama de qualidade (sem sujeira nem umidade). Quando as instalações do celeiro são bem planejadas, os custos de produção são significativamente reduzidos.

Vantagens do Compost Barn:


->A manutenção das vacas leiteiras limpas e livres de contaminação por microrganismos causadores da mastite reduz a CBT e CCS do leite;
->Com a temperatura da cama elevada e a umidade reduzida, o processo de compostagem é otimizado;
->Com a garantia de um ambiente favorável ao conforto e bem-estar animal, as vacas leiteiras produzem muito mais;
->O correto manejo da cama proporciona ao rebanho leiteiro um ambiente confortável, limpo, livre de insetos e odores;
->Uma cama bem manejada melhora a locomoção dos animais e reduz os problemas nos cascos;
->O material retirado do celeiro de compostagem serve como adubo orgânico para ser aplicado nas lavouras;
->Quando a cama é removida do celeiro para troca, o material pode ser utilizado para gerar bioenergia;
->O potencial genético do rebanho leiteiro é maximizado, com aumento no desempenho produtivo e reprodutivo dos animais.

Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Leite:

Conforto Animal para Maior Produção de Leite

Produção de Leite em Confinamento

Ordenha Mecânica

Fonte: Compre Rural

Por Andréa Oliveira

Mais Artigos Relacionados

Tem ordenhadeiras mecânicas? Então cuide bem dos equipamentos

"Os equipamentos de ordenha desempenham funções importantes na produção leiteira, e é fundamental compreender seus principais objetivos e finalidades", explica o professor Juliano Resende, do curso CPT Ordenha Mecânica. E quais são esses objetivos e finalidades?

Cogumelo Champignon: muita demanda e alto retorno financeiro

É possível obter bons lucros financeiros com a produção de cogumelos champignon, você sabia? Devido ao seu alto teor proteico, o cultivo de cogumelos tem sido considerado uma alternativa promissora para aumentar a oferta de proteína em países em desenvolvimento e com altos índices de desnutrição.

Por que o choco é ruim para os avicultores? Entenda!

O choco, comportamento natural de galinhas após posturas, pode ser prejudicial para os avicultores que se dedicam à produção de ovos. Isso acontece porque, durante esse período que dura cerca de 21 dias, as galinhas reduzem ou param de botar ovos e adotam comportamentos agressivos, como bicar e tentar intimidar quem se aproxima dos ninhos.