Desmame e desaleitamento de bezerros


As maiores vantagens da desmama ou do desaleitamento precoce são as reduções no custo da alimentação, da mão de obra e da diminuição de distúrbios gastrointestinais. Os bezerros devem permanecer na sua instalação por mais uma ou duas semanas, após o corte da dieta líquida.



"Outro fator de importância é evitar o estresse por competição por concentrado especialmente, para isso a formação de grupos por idade é aconselhável", explica o professor Oriel Fajardo de Campos do curso CPT Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento



Algumas dicas devem ser levadas em conta, como:

- observe o bezerro todos os dias nos horários de alimentação
- verifique o olhar do bezerro
- veja se a consistência das fezes está sólida
- pese o bezerro ao nascer e depois a cada 21 ou 30 dias. Calcule o ganho de peso médio diário.



A bezerra estará pronta para ser desmamada quando ela estiver consumindo 600 a 800 g de concentrado por dia, de maneira consistente, independente de sua idade, tamanho ou peso.



O estresse ao desaleitamento é aumentado quando outras práticas de manejo são executadas ao mesmo tempo (mudança de instalação, mudança do tipo de concentrado ou volumoso, etc.), além disso, a ingestão da dieta líquida é uma experiência agradável para o animal.



Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo: 

 

Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite

Por Anna Luiza Mariquito

Mais Artigos Relacionados

Desempenho animal x manejo da pastagem

A medição do desempenho dos animais na engorda será feito por meio do monitoramento do ganho médio diário de peso e pelo ganho por animal por ano. Esse monitoramento será feito por meio de pesagens periódicas, programadas de forma estratégica.

Critérios para escolha do sistema de aleitamento bovino

As formas de fornecimento de leite para as bezerras podem ser classificadas em: aleitamento natural e aleitamento artificial.

Desmame e desaleitamento de bezerros

As maiores vantagens da desmama ou do desaleitamento precoce são as reduções no custo da alimentação, da mão de obra e da diminuição de distúrbios gastrointestinais.