Desmame e desaleitamento de bezerros


As maiores vantagens da desmama ou do desaleitamento precoce são as reduções no custo da alimentação, da mão de obra e da diminuição de distúrbios gastrointestinais. Os bezerros devem permanecer na sua instalação por mais uma ou duas semanas, após o corte da dieta líquida.



"Outro fator de importância é evitar o estresse por competição por concentrado especialmente, para isso a formação de grupos por idade é aconselhável", explica o professor Oriel Fajardo de Campos do curso CPT Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento



Algumas dicas devem ser levadas em conta, como:

- observe o bezerro todos os dias nos horários de alimentação
- verifique o olhar do bezerro
- veja se a consistência das fezes está sólida
- pese o bezerro ao nascer e depois a cada 21 ou 30 dias. Calcule o ganho de peso médio diário.



A bezerra estará pronta para ser desmamada quando ela estiver consumindo 600 a 800 g de concentrado por dia, de maneira consistente, independente de sua idade, tamanho ou peso.



O estresse ao desaleitamento é aumentado quando outras práticas de manejo são executadas ao mesmo tempo (mudança de instalação, mudança do tipo de concentrado ou volumoso, etc.), além disso, a ingestão da dieta líquida é uma experiência agradável para o animal.



Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo: 

 

Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite

Por Anna Luiza Mariquito

Mais Artigos Relacionados

Tem ordenhadeiras mecânicas? Então cuide bem dos equipamentos

"Os equipamentos de ordenha desempenham funções importantes na produção leiteira, e é fundamental compreender seus principais objetivos e finalidades", explica o professor Juliano Resende, do curso CPT Ordenha Mecânica. E quais são esses objetivos e finalidades?

Cogumelo Champignon: muita demanda e alto retorno financeiro

É possível obter bons lucros financeiros com a produção de cogumelos champignon, você sabia? Devido ao seu alto teor proteico, o cultivo de cogumelos tem sido considerado uma alternativa promissora para aumentar a oferta de proteína em países em desenvolvimento e com altos índices de desnutrição.

Por que o choco é ruim para os avicultores? Entenda!

O choco, comportamento natural de galinhas após posturas, pode ser prejudicial para os avicultores que se dedicam à produção de ovos. Isso acontece porque, durante esse período que dura cerca de 21 dias, as galinhas reduzem ou param de botar ovos e adotam comportamentos agressivos, como bicar e tentar intimidar quem se aproxima dos ninhos.