Critérios para sistema de aleitamento de bezerros

Existem diferentes formas de fornecimento do leite para as bezerras, os quais podem ser classificadas em dois grandes grupos: aleitamento artificial e aleitamento natural.



Aleitamento artificial: a bezerra é apartada da vaca, logo após o nascimento, e recebe a dieta líquida
Aleitamento natural: a bezerra mama na vaca.



O aleitamento artificial permite algumas coisas no rebanho, como: racionalização do manejo dos animais, separando as bezerras das vacas; ordenha mais higiênica; e controle da quantidade de leite ingerida pela bezerra.



Mas para que esse sistema seja adotado é necessário que a produção média de leite por vaca seja superior a 8 kg, as vacas devem “descer o leite” sem a presença dos bezerros e que a pessoa responsável pelos bezerros reconheça a importância da higiene.



O aleitamento natural deve prevalecer quando a vaca não desce o leite sem a presença dos bezerros, algo comum em rebanho puro, quando a produção média de leite for inferior a 8 kg e se o responsável pelo rebanho não for esclarecido sobre higienização. Se pelo menos uma dessas três situações ocorrer, deve-se adotar o aleitamento natural.



Após 60 dias de idade, a bezerra somente é levada à presença da mãe, durante as ordenhas, se houver necessidade de estímulo para a “descida do leite”.



Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo: 

 

Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite

Por Anna Luiza Mariquito

Mais Artigos Relacionados

Tem ordenhadeiras mecânicas? Então cuide bem dos equipamentos

"Os equipamentos de ordenha desempenham funções importantes na produção leiteira, e é fundamental compreender seus principais objetivos e finalidades", explica o professor Juliano Resende, do curso CPT Ordenha Mecânica. E quais são esses objetivos e finalidades?

Cogumelo Champignon: muita demanda e alto retorno financeiro

É possível obter bons lucros financeiros com a produção de cogumelos champignon, você sabia? Devido ao seu alto teor proteico, o cultivo de cogumelos tem sido considerado uma alternativa promissora para aumentar a oferta de proteína em países em desenvolvimento e com altos índices de desnutrição.

Por que o choco é ruim para os avicultores? Entenda!

O choco, comportamento natural de galinhas após posturas, pode ser prejudicial para os avicultores que se dedicam à produção de ovos. Isso acontece porque, durante esse período que dura cerca de 21 dias, as galinhas reduzem ou param de botar ovos e adotam comportamentos agressivos, como bicar e tentar intimidar quem se aproxima dos ninhos.