Critérios para escolha do sistema de aleitamento bovino


As formas de fornecimento de leite para as bezerras podem ser classificadas em: aleitamento natural e aleitamento artificial.



No aleitamento artificial, a bezerra é apartada da vaca, logo após o nascimento, e recebe a dieta líquida (leite, colostro excedente ou sucedâneo de leite) em balde ou mamadeira. Já no aleitamento natural, a bezerra mama na vaca.



Para escolher o melhor método, veja alguns fatores:

Para que o aleitamento artificial seja adotado com sucesso, é necessário que: 1- as vacas “desçam o leite” sem a presença das bezerras; 2- a produção média diária de leite, por vaca, seja igual ou superior a 8 kg; 3- pessoa que trata dos bezerros reconheça a importância da higiene;



Esse sistema de aleitamento permite: racionalização do manejo dos animais, separando as bezerras das vacas; ordenha mais higiênica; e controle da quantidade de leite ingerida pela bezerra.



O sistema de aleitamento natural deverá prevalecer quando: 1- as vacas não “descem o leite” sem a presença das bezerras; 2- a produção média diária de leite, por vaca, for inferior a 8 kg; 3- a pessoa que trata das bezerras não for esclarecida o suficiente para entender e acreditar na importância da higiene dos baldes e utensílios.



Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo: 

 

Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite .

Por Anna Luiza Mariquito.

Mais Artigos Relacionados

Tem ordenhadeiras mecânicas? Então cuide bem dos equipamentos

"Os equipamentos de ordenha desempenham funções importantes na produção leiteira, e é fundamental compreender seus principais objetivos e finalidades", explica o professor Juliano Resende, do curso CPT Ordenha Mecânica. E quais são esses objetivos e finalidades?

Cogumelo Champignon: muita demanda e alto retorno financeiro

É possível obter bons lucros financeiros com a produção de cogumelos champignon, você sabia? Devido ao seu alto teor proteico, o cultivo de cogumelos tem sido considerado uma alternativa promissora para aumentar a oferta de proteína em países em desenvolvimento e com altos índices de desnutrição.

Por que o choco é ruim para os avicultores? Entenda!

O choco, comportamento natural de galinhas após posturas, pode ser prejudicial para os avicultores que se dedicam à produção de ovos. Isso acontece porque, durante esse período que dura cerca de 21 dias, as galinhas reduzem ou param de botar ovos e adotam comportamentos agressivos, como bicar e tentar intimidar quem se aproxima dos ninhos.