Como saber qual a melhor escolha genética na compra do bovino ou do sêmen?

 

No caso da escolha de um animal para a monta natural, o comprador, além do pedigree, leva também em consideração suas características morfológicas, verificando se o touro não é portador de nenhum defeito físico, evitando-se aqueles de temperamento bravio.



Em meio a tantas informações, cabe ao produtor que está comprando saber identificar os animais geneticamente superiores para produção de leite e seus componentes.



Desse modo, quando se diz que um touro é superior a um outro, o que se compara são os desvios de produção de suas filhas, com base no serviço de controle leiteiro e registro da genealogia, sob cada condição de ambiente.



A linha paterna é muito importante, em virtude de o pai, principalmente, no caso de uso de sêmen, ser provado. Isso significa dizer que o sêmen que o criador está escolhendo para uso em seu rebanho é oriundo de um touro com informações sobre o seu mérito genético.



O controle leiteiro é outra boa fonte de informação para adquirir um touro e escolher uma vaca, e serve de subsídio na escolha de uma novilha.



Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo: 

  

Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite

Por Anna Luiza Mariquito

Mais Artigos Relacionados

Tem ordenhadeiras mecânicas? Então cuide bem dos equipamentos

"Os equipamentos de ordenha desempenham funções importantes na produção leiteira, e é fundamental compreender seus principais objetivos e finalidades", explica o professor Juliano Resende, do curso CPT Ordenha Mecânica. E quais são esses objetivos e finalidades?

Cogumelo Champignon: muita demanda e alto retorno financeiro

É possível obter bons lucros financeiros com a produção de cogumelos champignon, você sabia? Devido ao seu alto teor proteico, o cultivo de cogumelos tem sido considerado uma alternativa promissora para aumentar a oferta de proteína em países em desenvolvimento e com altos índices de desnutrição.

Por que o choco é ruim para os avicultores? Entenda!

O choco, comportamento natural de galinhas após posturas, pode ser prejudicial para os avicultores que se dedicam à produção de ovos. Isso acontece porque, durante esse período que dura cerca de 21 dias, as galinhas reduzem ou param de botar ovos e adotam comportamentos agressivos, como bicar e tentar intimidar quem se aproxima dos ninhos.