Manejo na criação de agapornis

 

Para se criar um Agaporni é mais fácil do que se pensa, além de serem pouco sujeitos a doenças, são dóceis e sua venda pode dar um bom lucro. No entanto, deve-se ter cuidado na hora de adquirir matrizes. O importante, ao adquirir um único Agaporni ou um casal, é a época, ou seja, logo após este ter sido "desmamado", ou às vezes até mesmo antes, desde que se substitua a alimentação da mãe por alimento artificial.

 

"Existem, basicamente, duas formas distintas utilizadas para a reprodução dos Agapornis. A primeira seria a criação em colônia, onde vários casais dividem o mesmo viveiro, simulando as condições naturais. O segundo sistema de criação é a criação em gaiolas, onde cada casal ocupa uma gaiola separadamente: é a forma mais trabalhosa, no entanto, se o criador deseja uma seleção de características, esta é a melhor alternativa", explica o professor Paul Richard do curso Os Segredos da Criação e Comercialização de Agapornis.

 

O criadouro de Agapornis requer alguns cuidados específicos, como: boa alimentação, escolher bem a temperatura do local, de preferência que seja bem ventilado e com boa iluminação. Os nutrientes básicos de uma alimentação completa e balanceada são: água, carboidratos (glicídios), minerais, proteínas, gorduras (lipídios), e vitaminas. Os componentes de uma ração podem ser ou não essenciais. Dos nutrientes essenciais, a água é o único que deve ser ministrado separadamente, e de forma contínua.



Para um bom acasalamento, vai depender das condições do casal. É preciso que tanto o macho quanto a fêmea estejam em perfeitas condições. Não devem fazer o acasalamento com pássaros mudando de penas, jovens demais, ou muito velhos, doentes ou que acabaram de se recuperar de alguma doença, enfim, que esses indivíduos estejam saudáveis e apto para a reprodução.



Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo: 

 

Conheça os Cursos CPT da área Aves Exóticas

Por Anna Luiza Mariquito.

Mais Artigos Relacionados

Tem ordenhadeiras mecânicas? Então cuide bem dos equipamentos

"Os equipamentos de ordenha desempenham funções importantes na produção leiteira, e é fundamental compreender seus principais objetivos e finalidades", explica o professor Juliano Resende, do curso CPT Ordenha Mecânica. E quais são esses objetivos e finalidades?

Cogumelo Champignon: muita demanda e alto retorno financeiro

É possível obter bons lucros financeiros com a produção de cogumelos champignon, você sabia? Devido ao seu alto teor proteico, o cultivo de cogumelos tem sido considerado uma alternativa promissora para aumentar a oferta de proteína em países em desenvolvimento e com altos índices de desnutrição.

Por que o choco é ruim para os avicultores? Entenda!

O choco, comportamento natural de galinhas após posturas, pode ser prejudicial para os avicultores que se dedicam à produção de ovos. Isso acontece porque, durante esse período que dura cerca de 21 dias, as galinhas reduzem ou param de botar ovos e adotam comportamentos agressivos, como bicar e tentar intimidar quem se aproxima dos ninhos.