Citometria de Fluxo avalia qualidade do sêmen congelado do touro

Uberaba (MG), uma das maiores produtoras de gado Zebu do Brasil, comanda o mercado nacional de (IA) Inseminação Artificial. Para garantir a qualidade do sêmen utilizado para inseminar as vacas dos rebanhos, foi desenvolvida a técnica Citometria de Fluxo, que examina o sêmen congelado do touro com precisão, eficiência e rapidez.

A nova tecnologia determina se o espermatozoide do touro apresenta viabilidade de fecundação, como morfologia espermática, vigor celular e capacidade de movimentação do espermatozoide (motilidade). Esse exame garante a legitimidade dos atributos positivos do sêmen do touro.

Segundo Neimar Severo, médico veterinário, a Citometria de Fluxo analisa as amostras de sêmen comparando os parâmetros de forma simultânea. Com o auxílio de equipamentos chamados citômetros de fluxo, é feita a leitura da viabilidade celular do sêmen. Por amostra, é possível analisar até 10 mil células em apenas 10 segundos.

Conheça o Curso a Distância Melhoramento Genético de Gado de Corte.

Leia o artigo "Quanto dura a vida reprodutiva do touro?".

Fonte: revistagloborural.globo.com

Por Andréa Oliveira.

Mais Artigos Relacionados

Tem ordenhadeiras mecânicas? Então cuide bem dos equipamentos

"Os equipamentos de ordenha desempenham funções importantes na produção leiteira, e é fundamental compreender seus principais objetivos e finalidades", explica o professor Juliano Resende, do curso CPT Ordenha Mecânica. E quais são esses objetivos e finalidades?

Cogumelo Champignon: muita demanda e alto retorno financeiro

É possível obter bons lucros financeiros com a produção de cogumelos champignon, você sabia? Devido ao seu alto teor proteico, o cultivo de cogumelos tem sido considerado uma alternativa promissora para aumentar a oferta de proteína em países em desenvolvimento e com altos índices de desnutrição.

Por que o choco é ruim para os avicultores? Entenda!

O choco, comportamento natural de galinhas após posturas, pode ser prejudicial para os avicultores que se dedicam à produção de ovos. Isso acontece porque, durante esse período que dura cerca de 21 dias, as galinhas reduzem ou param de botar ovos e adotam comportamentos agressivos, como bicar e tentar intimidar quem se aproxima dos ninhos.