Aspectos da alimentação de bovinos na seca

O período da seca é o período mais crítico do ano, onde a oferta de alimentos se torna limitada, diminuindo a qualidade das pastagens.

No entanto, podemos lançar mão de algumas estratégias de alimentação. Estas estratégias baseiam - se na oferta de suplementação de volumoso e concentrado, na tentativa de manter os animais com o mesmo padrão de produção e crescimento individual.

O volumoso consiste nos alimentos que possuem um elevado teor de fibra, superior a 18% na matéria seca, como é o caso dos capins verdes, palhadas, silagens, fenos, cana, etc. Já os alimentos concentrados são os alimentos que possuem menos de 18% de fibra na matéria seca, e podem ser classificados em protéicos (possui mais de 20% de proteína na matéria seca) como a soja, tortas de algodão e energéticos (menos de 20% de proteína na matéria seca) como o milho, farelo de arroz, MDPS, rolão etc.

A formulação da dieta a ser fornecida aos animais deverá atender as exigências nutricionais dos animais.

A forma de suplementação deve ser escolhida com critérios, de acordo com a disponibilidade de alimentos na região, acessibilidade de compra, manejo da propriedade, principalmente otimizando os recursos presentes na propriedade, a fim de diminuir o custo de produção, o que por sua vez deve ser muito bem controlado, caso contrário a atividade torna-se inviável.


Mais Artigos Relacionados

Tem ordenhadeiras mecânicas? Então cuide bem dos equipamentos

"Os equipamentos de ordenha desempenham funções importantes na produção leiteira, e é fundamental compreender seus principais objetivos e finalidades", explica o professor Juliano Resende, do curso CPT Ordenha Mecânica. E quais são esses objetivos e finalidades?

Cogumelo Champignon: muita demanda e alto retorno financeiro

É possível obter bons lucros financeiros com a produção de cogumelos champignon, você sabia? Devido ao seu alto teor proteico, o cultivo de cogumelos tem sido considerado uma alternativa promissora para aumentar a oferta de proteína em países em desenvolvimento e com altos índices de desnutrição.

Por que o choco é ruim para os avicultores? Entenda!

O choco, comportamento natural de galinhas após posturas, pode ser prejudicial para os avicultores que se dedicam à produção de ovos. Isso acontece porque, durante esse período que dura cerca de 21 dias, as galinhas reduzem ou param de botar ovos e adotam comportamentos agressivos, como bicar e tentar intimidar quem se aproxima dos ninhos.