Acabamento da carcaça em bovinos

“Na pecuária de corte, durante o abate, avalia-se a gordura (marmorizada e de cobertura) distribuída na carcaça do bovino para proceder à sua tipificação. O objetivo principal é alcançar maior aproveitamento, padronização e uniformidade das carcaças do lote”, afirma Pedro Veiga Rodrigues Paulino, Doutor em Zootecnia e professor do Curso CPT Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas.

Gordura marmorizada x gordura de cobertura


A gordura marmorizada é mais comum em bovinos de raças britânicas (Angus) ou que passaram por dieta energética por longo período. Nesse último caso, os animais atingem peso vivo e teor de gordura de cobertura elevados.

A gordura de cobertura se concentra entre couro e músculo. Quando elevada, significa que a carne do bovino é de qualidade, principalmente quanto à maciez. Tudo graças ao adequado manejo alimentar dos bovinos, o que contribui com a solubilidade do colágeno da carne.

Fatores que influenciam no acabamento da carcaça


Raça do bovino

Bovinos de raças continentais (Limousin) apresentam porte grande e musculatura grossa, além de menos gordura na carcaça. Quanto aos bovídeos de raças britânicas (Red Angus), eles apresentam porte médio e musculatura razoável, além de mais gordura na carcaça. Quando a musculatura dos bovinos é bem desenvolvida e com bom acabamento de gordura, significa que eles produzirão carne de qualidade.

Sexo do bovino

Quando se compara um novilho inteiro com um novilho castrado, ambos abatidos com pesos idênticos, o animal castrado apresenta maior acabamento de carcaça. Quanto à precocidade de acabamento, o novilho inteiro é mais tardio que o novilho submetido à castração, pois sua maturidade sexual ocorre mais rapidamente. Quando isso acontece, o animal para de crescer e ganha gordura na carcaça.

Idade do bovino

Conforme a raça e o manejo alimentar do bovino de corte, ao alcançar três anos de vida, o animal já pode ser abatido. Isso porque apresenta carne de melhor qualidade (macia), com boa musculatura e bom acabamento de gordura. Já o bovino velho apresenta gordura amarela, além do caroteno das forrageiras, o que torna a carne mais dura. Daí a necessidade de se abater o bovídeo ainda jovem.

Alimentação do bovino

Uma nutrição balanceada e rica em nutrientes essenciais ao adequado desenvolvimento dos bovinos acelera o ponto ideal de abate. Mesmo porque a correta alimentação do rebanho de corte produz carcaças com acabamento e padrão de qualidade excelentes. Os bovídeos em confinamento, ou criados no pasto com suplementos, alcançam ótimo acabamento de gordura em curto espaço de tempo.

Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Corte:

Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas

Nutrição de Bovinos de Corte

Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore

Fonte: Criar e Plantar - criareplantar.com.br

Por Andréa Oliveira.

Mais Artigos Relacionados

Tem ordenhadeiras mecânicas? Então cuide bem dos equipamentos

"Os equipamentos de ordenha desempenham funções importantes na produção leiteira, e é fundamental compreender seus principais objetivos e finalidades", explica o professor Juliano Resende, do curso CPT Ordenha Mecânica. E quais são esses objetivos e finalidades?

Cogumelo Champignon: muita demanda e alto retorno financeiro

É possível obter bons lucros financeiros com a produção de cogumelos champignon, você sabia? Devido ao seu alto teor proteico, o cultivo de cogumelos tem sido considerado uma alternativa promissora para aumentar a oferta de proteína em países em desenvolvimento e com altos índices de desnutrição.

Por que o choco é ruim para os avicultores? Entenda!

O choco, comportamento natural de galinhas após posturas, pode ser prejudicial para os avicultores que se dedicam à produção de ovos. Isso acontece porque, durante esse período que dura cerca de 21 dias, as galinhas reduzem ou param de botar ovos e adotam comportamentos agressivos, como bicar e tentar intimidar quem se aproxima dos ninhos.