Centro de Produções Técnicas
Nome:

Telefone:

Cadastre-se

Receba as nossas informações em seu e-mail:





Clique aqui e receba grátis a Revista Tecnologia e Treinamento
Previsão do Tempo Vicosa

Histórico da Fazenda CPT Agropecuária

Tamanho da letra: Aumentar letra  Diminuir letra
Vista aérea da Fazenda CPT Agropecuária

Com o sucesso alcançado pelo Grupo CPT em suas diversas empresas de capacitação profissional e divulgação de tecnologia (CPT – Centro de Produções Técnicas, UOV – Universidade On-line de Viçosa e AFE – Aprenda Fácil Editora), junto ao mercado brasileiro e internacional, contando, hoje, com mais de um milhão de alunos, a Direção decidiu investir na área de produção a campo.

A decisão foi tomada a partir de um estudo de mercado e análise das tendências do agronegócio brasileiro, além, é claro, da necessidade do mercado internacional.

No ano 2000, iniciou-se o processo de aquisição de uma área adequada para atender às necessidades do programa estabelecido no planejamento. Assim, a Fazenda CPT Agropecuária, foi implantada numa região a 22 km da cidade de Viçosa, Minas Gerais, com área aproximada de 1200 hectares, cortada pela Rodovia Federal BR 120.

Vista parcial da Fazenda CPT Agropecuária

A fazenda, adquirida em 2000, estava há 20 anos abandonada. É interessante observar que ela já tinha sido a maior e mais movimentada da região. Na década de 30, cerca de 300 homens trabalhavam nela, produzindo carne de bovinos, suínos e aves; leite e seus derivados; rapadura e cachaça, cana-de-açúcar, milho, café e outros cultivos.

O seu criador foi o, então, falecido Barão Aristides Bittencourt, de origem francesa.

Como mencionado, a Fazenda foi adquirida após 20 anos de abandono, o que exigiu toda a sua reconstrução. O Planejamento Estratégico, foi elaborado um grupo de especialistas, altamente experientes, do NEPUT – Núcleo de Planejamento de Uso da Terra, da UFV – Universidade Federal de Viçosa.

O levantamento e a demarcação da área foram feitos com o uso de aeronave, com obtenção de aerofotos verticais. Da mesma forma, foram feitos levantamentos dos recursos naturais, hidrografia, vegetação, geomorfologia, solos e minerais.

Neste trabalho, foram planejadas as estradas, estrutura física, e zoneamento agroambiental. A região foi identificada como muito adequada para criação de gado de corte, devido à localização, altitude, clima (temperatura e umidade), solo e um grande volume de água. O solo é extremamente rico, reduzindo o custo de implantação de culturas. Foi identificado, também, um grande potencial para ecoturismo, devido às suas cachoeiras, reservas nativas (flora) e fauna, com presença de macacos, tucanos, veados, lobo guará e pássaros diversos, e por possuir muitas trilhas naturais.

Coleta de Dados para o Planejamento Estratégico da Fazenda CPT Agropecuária

O Planejamento Estratégico da Fazenda foi utilizado para produção do Curso CPT intitulado Planejamento Estratégico de Propriedades Rurais que se tornou referência para a implantação de grande número de fazendas no Brasil.

Prof. Nelson Maciel (Presidente do Grupo CPT): "A Fazenda CPT Agropecuária foi idealizada para funcionar como uma empresa de produção rentável e para que também seja apresentada em nossos cursos da área de pecuária de corte como Fazenda Modelo, um exemplo a ser seguido pelos agropecuaristas, nossos alunos. Em sua implantação foram observados avançados critérios técnicos com instalações padronizadas de alto nível para produção de animais de elite que vão contribuir para evolução do rebanho brasileiro".

Vista da casa sede da Fazenda CPT Agropecuária

A sede foi construída em 1893, em estilo barroco, com toda estrutura de fazenda centenária. Ela foi totalmente restaurada, preservando a sua arquitetura e realizando a recuperação de seus móveis antigos. O terreiro de café, na frente da casa, foi transformado num extenso jardim, com áreas de lazer (piscina, sala de jogos, churrasqueira, e salão de festas). Todo paisagismo foi projetado por arquiteto que manteve a mesma linha da sede. Uma sede que está entre as mais belas do Estado.

Após o ano de 2006, com a reconstrução, a fazenda dispõe, para realização de eventos, de aproximadamente, 12.000 m² de áreas abertas e gramadas para montagens de tendas, stands e demonstrações de produtos; cinco salões cobertos para promover palestras e confraternizações festivas, podendo comportar até 400 pessoas; estacionamento para mais de 200 carros com segurança e comodidade; áreas para lazer e descontração; locais cercados para apresentações dos animais; instalações de manejo para demonstrações dos produtos; infra-estruturas projetadas e revisadas para proporcionar segurança a participantes de eventos e convidados; sistema de segurança com monitoramento à distância, por meio de câmeras e alarmes; seguranças treinados e competentes; alojamentos para acomodar 30 pessoas; casa de hóspede completa; casas para caseiros distribuídas em locais estratégicos para segurança da fazenda e manejo dos animais; capela centenária construída em arquitetura colonial com capacidade para receber mais de 60 pessoas; escritório para contabilidade e negociações.

Área de lazer da Fazenda CPT Agropecuária

Por ser a fazenda uma empresa especializada em melhoramento genético de gado de corte e unidade de pesquisa e extensão da UNIVIÇOSA, conta com uma das mais modernas estruturas de produção do setor, ou seja: projetos realizados e executados de pastagens rotacionadas, resultando assim, em um alto número de animais por área; curral anti-stress, projetado pela EMBRAPA, com capacidade de manejar 500 animais; casqueador, para correção de aprumos e casqueamento de bovinos; galpão fechado, composto de baias, projetado para comportar 40 bovinos de exposições; oito baias interligadas a piquetes com capacidade de comportar 32 bovinos; confinamento coberto com capacidade de receber 100 animais adultos; farmácia completa para manejo sanitário; laboratórios de inseminação, transferência de embriões, FIV (Fertilização In Vitro), exames andrológicos, exames complementares e pesquisas; laboratório reconhecido pelo IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) e pelo Ministério da Agricultura, para realizações de exames de Brucelose e Tuberculose; sala de máquinas, equipadas com o que há de mais moderno na mecanização agrícola; oficina mecânica, serralheria, serraria e almoxarifados completos para dar apoio à produção; alojamentos, refeitórios e local de reuniões para recursos humanos.

Animais de Elite da Fazenda CPT Agropecuária

Animais de elite da Fazenda CPT Agropecuária

A pecuária de corte é uma das atividades mais importantes do agronegócio brasileiro, gerando em torno de 8,5 milhões de empregos diretos e indiretos, e representa uma parcela significativa do PIB.

Atualmente, o Brasil tem uma participação importante no mercado internacional da carne bovina, sendo o maior exportador. Desta forma, todos que produzem gado de corte devem estar atentos às exigências do mercado e às mudanças que ocorrem com frequência cada vez maior no setor.

A produção com qualidade é de extrema importância para garantir competitividade no mercado e consolidar o Brasil como grande produtor e exportador de carne bovina, o que é importantíssimo para o sucesso da pecuária de gado de corte brasileira.

Com isso, os criadores tendem a apurar a seleção para se tornarem mais competitivos e é nesse contexto que a CPT Agropecuária optou por trabalhar, intensamente, o melhoramento genético da raça nelore, pois esta abrange quase 70 % do rebanho brasileiro.

Com base em parcerias com Instituições de Pesquisas e apoio de renomados consultores, o CPT adquiriu animais de genética altamente melhorada dos principais selecionadores no Brasil, formando um plantel de gado puro de origem, das famílias mais importantes e premiadas do rebanho nacional.

A seleção é feita com avaliações fenotípicas realizadas por competentes profissionais, apoiados pelos programas de melhoramento genético da ANCP - Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores e da ABCZ - Associação Brasileira de Criadores de Zebu, aplicando também a tecnologia de marcadores moleculares.

Com estas instalações e o elevado nível genético de seus animais, a Fazenda CPT Agropecuária tornou-se a Unidade de Pesquisa e Extensão de Gado de Corte da UNIVIÇOSA, Instituição de Ensino Superior com vários cursos na área de saúde, inclusive o curso de Medicina Veterinária. Assim, a Fazenda incorporou em sua estrutura um Corpo Técnico muito qualificado, que complementa sua vocação de geradora e difusora de conhecimento e tecnologia.


Curso de Avaliação Fenotípica de Gado de Corte realizado na Fazenda CPT Agropecuária em parceria com a UNIVIÇOSA Curso de Avaliação Fenotípica de Gado de Corte realizado na Fazenda CPT Agropecuária em parceria com a UNIVIÇOSA
Curso de Avaliação Fenotípica de Gado de Corte realizado na Fazenda CPT Agropecuária em parceria com a UNIVIÇOSA

O resultado desse consistente projeto de seleção não poderia ser diferente. Nas baias, nos piquetes e nos pastos da Fazenda CPT Agropecuária, estão excelentes touros e matrizes nelore, puros de origem, filhos dos melhores reprodutores e de um seleto time de matrizes do rebanho brasileiro.

A Fazenda CPT Agropecuária, sem dúvida, desenvolve seleção altamente apurada, com base nas melhores técnicas, e está atingindo plenamente seu objetivo que é obter produtos com alto potencial genético. A partir do início do ano 2007, o CPT colocou à disposição dos pecuaristas brasileiros os resultados deste trabalho que são touros melhorados, prenhezes, matrizes, doadoras NELORE PO, acompanhados de registros da ABCZ, brucelose, tuberculose e atestado de exame andrológico para os touros.

Voltar



Empresas do Grupo CPT

Cursos CPT
Capacitação profissional

Cursos interativos para capacitação profissional.